Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Novo Toyota Aygo disponível a partir de Setembro desde 11.295€

By on 7 Junho, 2018

Desde o seu lançamento em 2014, o atual AYGO tem sido um sucesso notável para a Toyota no segmento A europeu. O imediatamente reconhecível design frontal em ‘X’, que se tornou a sua assinatura, e a ampla gama de opções de personalização disponíveis garantem que este é um automóvel que se destaca sempre na estrada.

Direcionado para um público mais atento ao estilo do que os clientes que compram o seu automóvel por razões puramente racionais, o impressionante visual do AYGO e a sua condução tornam-no um dos modelos da Toyota com maior capacidade para atrair novos compradores e conquistar vendas.

Em 2017, o AYGO estava entre os modelos com maior procura no segmento A, com mais de 85.000 unidades vendidas e uma quota de participação no segmento de 6,6%. O novo AYGO reforça ainda mais o DNA único e o posicionamento destacado deste modelo no altamente competitivo segmento A. Os designers e os engenheiros da Toyota não só reforçaram a sua imagem jovem e distinta como tornaram a motorização ainda mais eficiente, ao mesmo tempo que elevaram as suas prestações e o comportamento em estrada, para proporcionar uma condução ainda mais divertida.

Um visual atual e acabamentos interiores melhorados

O novo AYGO mantém sua icónica assinatura frontal em “X”, mas evoluiu de um grafismo bidimensional para um elemento arquitetónico tridimensional, com mais impacto. O novo e distinto design frontal incorpora conjuntos de redesenhados faróis Keen Look, com luzes diurnas integrais (DRL) reforçando ainda mais o aspeto impressionante do AYGO logo à primeira vista.

A secção inferior enquadra a grelha dianteira, enfatizando a posição estável do AYGO e a agilidade inerente a um veículo compacto. Enquanto a ornamentação abaixo dos faróis – disponível em Negro, Negro Brilhante ou Prata – acentua a assinatura “X” e a largura do veículo.

De perfil, a forma frontal tridimensional combina com as lentes externas de novo desenho nos grupos óticos traseiros para reforçar a ligação visual entre a dianteira e a traseira, gerando uma sensação de movimento para frente e de maior dinamismo.

Na traseira, as novas guias de luz LED conferem ao AYGO um aspeto sofisticado e tornam este modelo instantaneamente reconhecível. A exclusiva assinatura luminosa cria a perceção de um habitáculo compacto por cima de uma mais ampla área do para-choques inferior, para enfatizar a largura e a estabilidade traseira do veículo.

O novo estilo exterior é completado com a opção de escolha entre oito cores de carroçaria, duas das quais são novas – Rich Blue Metallic (exclusiva da versão x-clusiv) e o Magenta Splash Metallic (exclusiva da versão x-cite). A criação de 15 novos tampões de rodas com um aspeto técnico e as novas jantes de liga leve de 15″ – com um design único para cada nível de equipamento – reforçam ainda mais o aspeto premium do novo AYGO.

A bordo, os melhorados gráficos da instrumentação binocular têm agora um efeito mais tridimensional e uma nova cor de iluminação. Foi adotado um esquema de cores cinza quartzo e negro piano lacado e novos tecidos de assento foram criados para a maioria dos equipamentos. Os restantes esquemas de cores e tecidos específicos para cada equipamento são descritos detalhadamente no capítulo Estrutura de Níveis de Equipamento e Personalização.

Mais eficiente e ainda mais divertido de conduzir

O galardoado motor de 998 c.c., de 3 cilindros, 12 válvulas, Dupla árvore de cames , Dual VVT-i da Toyota respeita agora a norma Euro 6.2. Esta unidade foi profundamente revista, passando a combinar um equilíbrio ideal de potência e de consumo de combustível com um superior binário proporcionado em rotações mais baixas do motor para uma experiência de condução ainda mais positiva no tráfego urbano.

O novo AYGO está disponível nas versões standard e Eco. Esta última (não disponível para Portugal) utiliza uma 4ª e uma 5ª velocidades mais longas, pneus de baixo coeficiente de resistência ao rolamento (RRC), sistema Toyota Stop & Start e melhorias aerodinâmicas. A versão standard rubrica um consumo de combustível de apenas 4,1 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 93 g/km. A versão Eco (não disponível em Portugal) apresenta valores de economia de combustível, líderes na sua categoria, de apenas 3,8 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 86 g/km.

Transmissão x-shift (MMT)

O x-shift está disponível como opção no novo AYGO. Esta transmissão manual automatizada tem um modo de mudanças totalmente automático sem pedal de embraiagem, usando controlo de computador para sincronizar o motor, a embraiagem e o transeixo para garantir rápidas e precisas passagens de caixa.

Quando as posições E (Modo Easy), M (Manual) ou R (Marcha-atrás) são engrenadas o carro “desliza” como um automóvel automático convencional. No modo E, o sistema seleciona a mudança de acordo com a posição do pedal do acelerador, da velocidade do veículo e das condições da condução.

A caixa x-shift do novo AYGO permite executar a função kick-down (redução rápida de uma ou mais mudanças quando o acelerador é pisado a fundo) conhecida nas transmissões automáticas. Além disso, é possível fazer as instruções do condutor prevalecerem temporariamente sobre o sistema usando as patilhas montadas no volante. A seleção do modo M permite que o condutor passe de caixa manualmente através da própria alavanca do seletor ou com as referidas patilhas. Quando equipado com a transmissão x-shift, o novo AYGO consegue registar um consumo de combustível de 4,2 l/100 km e gerar emissões de CO2 de apenas 95 g/km.

Dinâmica de condução

Complementando as melhorias no desempenho e eficiência do motor, as novas configurações da suspensão do AYGO foram alteradas e o software de direção atualizado, permitindo que o veículo reaja de forma rápida e precisa às solicitações do condutor para uma agilidade e prazer de condução ainda maiores.

Vários elementos dos sistemas de suspensão dianteira MacPherson e traseira com eixo torção do AYGO foram revistos e aperfeiçoados para incrementar o conforto de condução sem prejuízo da agilidade e da capacidade de resposta. A força de amortecimento de ambos os sistemas de suspensão, dianteira e traseira, foi otimizada para proporcionar um comportamento e conforto de condução superiores e foi incluído um isolador de mola helicoidal inferior à suspensão dianteira para aumentar ainda mais o conforto de condução.

Novos níveis de equipamento

A nova estrutura de níveis de equipamento do AYGO foi desenvolvida para atrair um público ainda maior, graças a um foco especial na parte alta do segmento. Cada nível de equipamento apresenta elementos de design únicos, facilmente reconhecíveis pela execução do pára-choques dianteiro, pelas jantes de liga leve específicas e pelos acabamentos/revestimentos interiores. Desde o nível de entrada x, passando pelo x-play intermédio e terminando no topo de gama x-clusiv, cada nível foi adaptado para agradar aos gostos e necessidades de diferentes clientes-alvo.

Multimédia

O sistema multimédia Display Audio de base, usa um ecrã tátil colorido de 7” totalmente integrado no painel de bordo – x-touch, com uma câmara de visão traseira, de série.

Sistema de Monitorização da Visão Traseira

O sistema de Monitoração de Visão traseira pode ajudar o condutor a estacionar ou a manobrar em espaços apertados. É ativado sempre que a marcha-atrás for engrenada, usando uma câmara traseira para projetar uma imagem da área atrás do carro no monitor totalmente colorido na consola central de 7” do x-touch.

Capota de Lona Operada Eletricamente

O novo AYGO pode ser equipado com uma grande capota de lona operada eletricamente e com uma ampla abertura de 785 mm x 730 mm; apenas mais um exemplo do equipamento adicional pensado para agradar a o cliente mais exigente do segmento A. (temporariamente não disponível em Portugal).

Sistema de Acesso e Arranque Inteligente

O Sistema de Acesso e Arranque Inteligente (smart entry and start) proporciona ao condutor a conveniência de poder trancar e destrancar o carro e ligar o motor através de uma pressão no botão montado no painel e sem a necessidade de tirar a chave do bolso.

Potentes Faróis Projetores

De série em todos os novos AYGO, os grupos óticos incorporam faróis de halogéneo do tipo Poly-Ellipsoid System (PES) para maior alcance e iluminação de luzes de médios e de máximos e guias de luz LED integrais que conferem ao AYGO uma assinatura luminosa única, tornando-o reconhecível à distância.

Toyota Safety Sense

O Toyota Safety Sense agrupa tecnologias de segurança ativas desenvolvidas para ajudar a prevenir ou a reduzir colisões numa ampla gama de situações de trânsito.

Entre velocidades de, aproximadamente, 10 a 80 km/h, um Sistema de Segurança de Précolisão (PCS) deteta outros veículos na frente e reduz o risco de os atingir por detrás. Quando existe a possibilidade de uma colisão, o sistema avisa o condutor (com um alerta sonoro e visual) para que este trave.

O PCS prepara igualmente o sistema de travagem para que seja disponibilizada uma força extra de paragem quando o condutor pisa o pedal do travão. Se o condutor não reagir a tempo, o sistema aplica automaticamente os travões, reduzindo a velocidade em aproximadamente 30 km/h ou chegando mesmo a imobilizar o carro, de modo a evitar a colisão ou a mitigar a força do impacto.

O Sistema de Alerta à Mudança de Faixa de Rodagem (LDA) monitoriza as marcações no asfalto e ajuda a evitar acidentes e colisões frontais causadas pela saída de faixa. Se o veículo começar a desviar-se da sua faixa sem que os indicadores de mudança de direção tenham sido acionados, o LDA avisa o condutor com um alerta sonoro e visual.

O início das vendas está previsto para Setembro deste ano. O novo Toyota Aygo estará disponível a partir de 11.295 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)