Novo Volkswagen ID.5 chega aos 520 km de autonomia

By on 3 Novembro, 2021

O novo Volkswagen ID.5 tem dimensões semelhantes ao ID.4, mas adota um visual coupé.

A Volkswagen apresentou hoje o novo ID.5, o mais recente membro da família de elétricos da marca alemã. Tal como os “irmãos”, o ID.5 recorre à plataforma modular elétrica MEB e adota a mesma distância entre eixos e comprimento do ID.4. A grande diferenciação entre ambos é ao nível de design, com o “5” a adotar uma carroçaria SUV coupé, algo que permite atingir um coeficiente aerodinâmico melhorado, de 0.26 Cd. Ainda no exterior, as jantes podem assumir dimensões entre as 19 e as 21 polegadas.

Passando para o habitáculo, o Volkswagen ID.5 é em tudo semelhante aos restantes membros ID, ou seja, o condutor tem à sua frente um painel de instrumentos digital incorporado na coluna de direção, enquanto ao centro surge um ecrã de 12 polegadas onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment. De relembrar que este sistema de infotainment permite atualizações “over the air”. Os botões físicos são reduzidos ao mínimo necessário, com o comando de caixa rotativo ser incorporado no painel de instrumentos. Ao adotar um visual coupé, o ID.5 oferece menos 1,2 cm de altura na segunda fila de bancos, quando comparado com o ID.4, contudo, por outro lado, garante mais seis litros de volume de bagageira para um novo total de 549 litros.

Três versões disponíveis

O Volkswagen ID.5 vai ser comercializado em três versões. A mais acessível, o ID.5 Pro, oferece 174 cv e 310 Nm de binário, enquanto a versão intermédia, ID.5 Pro Performance, chega aos 204 cv e, igualmente, 310 Nm. Nos dois casos a potência é transmitida às rodas traseiras e, devido à bateria de 77 kWh, conseguem percorrer até 520 quilómetros com um único carregamento.

Já o topo de gama, o desportivo ID.5 GTX, está equipado com dois motores elétricos, um por eixo, que debitam uma potência combinada de 299 cv. Com estes atributos, o ID.5 GTX acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h. Esta versão adota a mesma bateria de 77 kWh, mas fica-se pelos 480 km de autonomia. No capítulo do carregamento, o ID.5 pode ir até 135 kW no carregamento rápido e, no futuro, está prevista a possibilidade de oferecer carga bidirecional. Por fim, o Volkswagen ID.5 chega ao mercado em 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)