Novo Volkswagen Touareg já está disponível e preços começam nos 87.143€
Volkswagen atualiza a terceira geração do Touareg

Novo Volkswagen Touareg foi apresentado

By on 25 Maio, 2023

Já lá vão mais de duas décadas que o primeiro Volkswagen Touareg foi mostrado ao mundo, e até dado carta no Dakar. Nasceu em 2002, geração que durou até 2010, quando surgiu a segunda. A terceira arrancou em 2018 e agora o Volkswagen Touareg teve um ‘upgrade’, novo visual, mas há mais novidades num carro com uma história de sucesso e que já vendeu mais de 1,13 milhões de unidades.

Com a nova ‘roupagem’, novas tecnologias, mais conforto, mais tecnologia, a suspensão foi melhorada e oferece agora uma combinação mais interessante de conforto e performance. Destaque ainda para os novos faróis IQ. LIGHT LED Matrix HD projetam um tapete de luz diretamente sobre a faixa de rodagem. O VW Touareg R eHybrid1 (462 CV) é novamente o modelo de referência da gama

A Volkswagen está a atualizar a terceira geração do Touareg com grandes melhorias: a suspensão, o display e o conceito de funcionamento do SUV full-size foram revistos e o design frontal de traseira aperfeiçoados.

Exemplos de características muito marcantes são os recém-desenvolvidos faróis LED Matrix HD na frente e os faróis traseiros de LED, apresentados como uma faixa de luz. Pela primeira vez na Alemanha, incorpora o logótipo Volkswagen iluminado a vermelho.

Imelda Labbé, membro do Conselho de Administração da Volkswagen de Vendas, Marketing e Pós-venda: “O novo Touareg impressiona pela qualidade de topo e conforto excecional. Uma vez mais, concretizamos os desejos dos nossos clientes neste modelo: aperfeiçoamos o design, integramos um logótipo traseiro iluminado e tornamos a condução ainda mais intuitiva. Melhorámos também as características de condução, tornando o nosso Volkswagen premium ainda melhor. O resultado é um verdadeiro todo-o-terreno, que vai impressionar dentro e fora da estrada e, naturalmente, também como veículo de transporte de primeira classe.”

As tecnologias inovadoras tiveram sempre a sua estreia no Touareg – um know-how que beneficia as classes de veículos mais pequenos. Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Volkswagen para o Desenvolvimento: “O Touareg sempre foi um pioneiro tecnológico para nós, permitindo-nos transferir novas melhorias para outros modelos da marca, como parte de uma estratégia de topo. E seguimos a mesma abordagem com o novo Touareg. É o primeiro modelo Volkswagen a ser lançado com os recém-desenvolvidos faróis LED Matrix HD – um dos melhores sistemas de iluminação do mundo. Mais de 38.000 LEDs interativos projetam um tapete de luz exatamente na faixa de rodagem e iluminam a estrada com mais precisão do que nunca. Em breve, iremos transferir este sistema de iluminação de matriz HD para os próximos modelos mais pequenos da classe SUV”.

O novo sistema de iluminação. Outra vantagem dos novos faróis IQ. LIGHT LED Matrix HD é a projeção de luz principal sem encandeamento: esta projeção principal contínua pode ficar ligada em permanência fora das cidades, já que os LED interativos asseguram que a área de cobertura do trânsito em sentido contrário e dos veículos que circulam à frente é mais precisa do que nunca.

Design aperfeiçoado. O novo SUV premium pode ser facilmente reconhecido pelo novo design dianteiro e traseiro. Na frente, o conjunto formado pela grelha do radiador, pelos faróis e pelo capot dianteiro ganhou um novo visual. O design da traseira é também mais nítido: tem agora uma faixa horizontal contínua de LEDs para os grupos de luzes traseiras e incorpora um logótipo Volkswagen iluminado a vermelho. Pela primeira vez, esta característica foi incluída num modelo Volkswagen na Alemanha. Anteriormente, o logótipo da marca iluminado só era permitido em mercados como a China e os EUA.

Tudo em um – A Volkswagen melhorou a suspensão do Touareg. O modelo vem agora equipado de série com um novo sensor de carga no tejadilho, intimamente integrado na eletrónica da suspensão. Se for detetada uma carga no tejadilho, o sistema de controlo, como o ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade), pode intervir antecipadamente para aumentar a estabilidade da condução. Em contrapartida, se não houver carga no tejadilho, o sistema permite uma performance ainda mais desportiva. Consoante a versão, o Touareg está disponível com tecnologias de suspensão inovadoras, tais como a compensação ativa do rolamento (adaptive running gear) e a direção às quatro rodas. Isto melhora ainda mais a dinâmica de condução do SUV premium.

Atualização do interior. O equipamento de série do novo Touareg inclui também o Innovision Cockpit. Este consiste no Digital Cockpit e no sistema de info-entretenimento topo de gama Discover Pro Max. Várias funções do Innovision Cockpit, como a navegação ao nível da faixa de rodagem e os dados de mapas HD de alta resolução, foram otimizadas no novo modelo. O controlo por voz de série também foi melhorado. As ligações USB-C com uma capacidade de carregamento de 45 watts (anteriormente 15 watts) permitem um carregamento significativamente mais rápido de dispositivos eletrónicos, como smartphones, tablets ou computadores portáteis. Além disso, avaliando o feedback dos clientes, o nível de qualidade do interior do Touareg foi melhorado. Por exemplo, os acabamentos da consola central são agora mais macios, proporcionando conforto adicional.

Sistemas de assistência à condução eficientes. O Touareg está equipado com um grande número de sistemas de conveniência e assistência de série. Está ainda disponível uma vasta gama de sistemas opcionais, incluindo as seguintes tecnologias

• “Travel Assist”3 (assistência à condução até à velocidade máxima)

• “Park Assist Plus com controlo remoto”3 (através de uma app, para entrar e sair automaticamente dos lugares de estacionamento, onde o condutor pode mesmo controlar o processo de estacionamento a partir do exterior do veículo)

• “Trailer Assist”3 (para manobras assistidas com reboque)

• “Night Vision”3 (assistência a condução noturna)

Grupos motopropulsores – Híbrido plug-in. O novo Touareg será lançado com dois motores híbridos plug-in. Todos os motores altamente eficientes são de série e estão associados a uma caixa automática de 8 velocidades e à tração integral permanente 4MOTION.

O Touareg R eHybrid – o modelo de performance da Volkswagen R. O Touareg R eHybrid é o modelo topo de gama da linha de produtos com o mais potente sistema de propulsão: um motor V6 a gasolina e um motor elétrico com uma potência de (462 CV)1. A última geração dá continuidade a uma longa tradição de modelos Touareg R com características de alta tecnologia e equipamento personalizado. Todos eles foram desenvolvidos pela Volkswagen R, a marca de performance premium da Volkswagen. O equipamento de série do novo modelo inclui o seguinte:

• Pinças de travão pintadas a azul com o logótipo R prateado

• Projeção do logótipo R através das caixas dos espelhos retrovisores como iluminação envolvente

• Detalhes em azul no interior

• Bancos em pele com design “Vienna” (opcional “Puglia”)

• Jantes de liga leve de 21 polegadas “Leeds”

• Painéis das almofadas nas portas com logótipo R iluminado

• Chave do veículo com tampa revestida a couro e logótipo R

• Teto de abrir panorâmico

• Controlo de ar condicionado automático de 4 zonas

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)