Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Novo Volvo EX30 irá estrear um sistema inovador de abertura de portas

By on 17 Maio, 2023

A Volvo pretende reduzir os acidentes devido a abertura repentina da porta de um automóvel e como tal vai estrear um sistema de abertura de portas no novo SUV, 100% elétrico e o mais pequeno de sempre da Volvo Cars, 

Assegura a Volvo que este tipo de incidentes representam até um quinto de todos os acidentes com bicicletas registados em algumas cidades. Só no Reino Unido, de acordo com a Cycling UK, perdem a vida ou ficam gravemente feridas 60 pessoas em média, por ano, devido a acidentes desta natureza e assim, o novo Volvo EX30 será um exemplo do que é capaz da marca sueca e será um automóvel capaz de cuidar do condutor e dos demais em ambientes urbanos.

O Volvo EX30 está equipado com um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que o ocupante de um EX30 esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista ou a outro utente da via que esteja a passar. Este será uma das várias funcionalidades da Tecnologia Safe Space neste modelo.

Baseado nos conhecimentos de segurança da marca e na investigação que a mesma realiza em acidentes reais, o EX30 foi concebido para ajudar a proteger o condutor e os passageiros em caso de colisão. Fá-lo através uma nova tecnologia de retenção e de um novo design estrutural, que reforça a força da safety cage, dos pilares A, B e C, bem como do tejadilho.

O EX30 inclui também um airbag lateral no interior do banco do condutor, concebido para ajudar a reduzir as lesões na cabeça e no tórax em caso de impacto.

O novo EX30 está equipado com um vasto conjunto de sistemas de segurança ativa e de apoio ao condutor que irá partilhar mais detalhes aquando da sua apresentação no dia 7 de junho, mas a marca assegura que vem equipado, de série com um novo sistema avançado de alerta ao condutor, como por exemplo a deteção de mãos no volante e a capacidade de detetar os movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Desta forma, o EX30 pode tentar perceber se o condutor está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que este ainda não se tenha apercebido. Esta é um tecnologia que a Volvo se mantém muito atenta e vem fazendo investimentos neste segmento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)