Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

O novo VW Arteon está a chegar

By on 8 Junho, 2017

Alvaro de Mendonça

O novo Volkswagen Arteon chega dia 19 de junho com preços a partir dos 43.280 euros para o modelo com nível de equipamento base e motor 2.0 TDI de caixa manual, que será a entrada de gama.

Em Portugal – que não terá direito a motorizações gasolina – o Arteon apresenta-se com o bloco turbodiesel 2.0 TDI e caixa automática de dupla embraiagem DSG 7 velocidades, declinado em versões de 150 cv (a partir de 47.800 €), que será o coração da gama, e de 240 cv  (a partir dos 61.340 €), em ambos os casos nos níveis de equipamento Elegance e R-Line. O primeiro com tração dianteira e o segundo com tração integral 4Motion. Em setembro chegará a versão 2.0 TDI 190 CV DSG 7.

 

O VW Arteon é o sucessor do CC e passa a constituir o novo topo de gama da marca alemã, posicionando-se acima do familiar Passat, com o qual partilha a plataforma MQB, os órgãos mecânicos e motorizações e muitos equipamentos e tecnologias.

Com um look de coupé familiar de quatro portas, na linha do modelo que substitui, o Arteon estreia a nova linguagem estética da Volkswagen, que será gradualmente aplicada a todos os futuros modelos da marca.

Não querendo deixar qualquer dúvida de que esta sua nova proposta aponta aos segmentos superiores, concorrendo diretamente com modelos das marcas premium alemãs, a VW dotou o Arteon de tecnologias de última geração, incluindo capacidades de condução semi-autónoma.

A gama desdobra-se por três níveis de equipamento: base, a luxuosa Elegance e a desportiva R-Line. A R-Line custa mais 1300 euros e acrescenta, entre outras coisas, o painel de instrumentos digital Activ Info Display, o ecrã TFT configurável de 12,3 polegadas com indicadores digitais que a VW tem vindo a introduzir nos seus modelos mais recentes.

O nível base estará apenas disponível com a motorização de entrada da gama (veja no final, os equipamentos de série correspondentes a cada nível).

Com mais 9,5 centímetros de comprimento e 5 de distância entre eixos que o Passat, o Arteon tem também uma habitualidade maior, sendo ainda 4 centímetros mais largo. Em contrapartida, e devido ao seu estilo de coupé, é 2 centímetros mais baixo. A mala tem uma capacidade de 563 litros, menos 23 que o Passat. O interior não esconde o ar de família com o Passat, embora com decoração diferente. O sistema de informação e entrenimento de série Discover Media tem navegação incorporada e garante todas as funções de integração de smartphones e de conetividade.

As versões Elegance apostam num ambiente mais requintado e luxuoso, enquanto as R-Line são a opção desportiva, com o interior em pretos e decorações em preto baço na carroçaria, com a faixa lateral inferior.

O novo sistema de informação e entretenimento Discover Pro com ecrã de 9,2 polegadas e controlo por gestos de algumas funções é opção em qualquer das duas versões.

Uma das principais novidades do Arteon é sua gama de sistemas de assistência, com recursos de condução semi-autónoma. O cruise control adaptativo mantém a velocidade e distância programada em relação ao carro da frente, ajustando a velocidade aos limites, através do sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito e das informações do GPS.

Face aos sistema existentes noutros modelos, como o Passat, o cruise control de segunda geração que equipa o Arteon tem uma função adicional, reduzindo a velocidade automaticamente nas curvas mais apertadas.

Outra novidade é o sistema de iluminação preditivo, que também usa dados do GPS para antecipar as curvas e acionar a iluminação lateral, mesmo para antes do condutor virar o volante.

O Arteon pode também dispor do sistema Sistema Emergency Assist, que entra em ação se o condutor não interagir durante um intervalo de tempo, como em caso de desmaio ou de ter adormecido,

Este sistema de condução autónoma combina as funcionalidade do Adaptive Cruise Control, Side Assist, Lane Assist e Park Assist para, a partir do momento que detetar que o condutor não está a pisar o acelerador ou o travão, nem a controlar o volante,  tentar acordá-lo com alertas sonoros, sinais luminosos e até mesmo com uma ligeira travagem.

Caso o condutor continue sem responder, o Emergency Assist 2.0 assume então o controlo do automóvel ligando os quatro piscas e conduzindo o carro para fora da estrada, imobilizando-o em posição de segurança. Neste caso, o sistema utiliza o Lane Assist para reconhecer as faixas rodoviárias e o Park Assist para estacionar o veículo. Já o Adaptive Cruise Control e o Side Assist permitem evitar o embate nos outros veículos e em obstáculos.

O Arteon tem também um sistema melhorado de proteção pró-ativa. Com base nas informações do controlo eletrónico de estabilidade, antecipa as situações de perda de controlo, reforçando a tensão dos cintos de segurança e fechando as janelas e o teto de abrir, para minimizar danos aos ocupantes em caso de eventual colisão. E o mesmo acontece se os sensores detetarem risco iminente de uma colisão traseira.

Os motores do Areton são todos de quatro cilindros. O bloco turbodiesel 2.0 TDI apresenta-se em variantes de 150 cv, 190 cv e 240 cv.

A gama gasolina, que não estará no catálogo português da marca, inclui o 2.0 TSI gasolina turbo, em versões de 190 cv e 280 cv e o novo 1.5 TSI Evo de 150 cv, com sistema de desativação dinâmico de cilindros e caixa manual de seis velocidades.

Nas versões mais potentes, a TDI de 240 cv e a TSI de 280 cv, a tração dianteira dá lugar à integran 4Motion. O Arteon conta também com amortecedores adaptativos que podem ser ajustados por meio do seletor de modos de condução, com opções pré-configuradas de Comfort, Normal e Sport.

Com o motor 2.0 TDI de 240 cv, o Arteon é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 245 km/h

O 2.0 TSI 280 cv chega aos 100 km/h em 5,6 segundos e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Principais equipamentos de série

BASIS

  • Jantes de liga leve 17′ ‘Cardiff’
  • Volante multifunções em couro
  • Molduras das janelas cromadas
  • Ar condicionado ‘Climatronic’ de 3 zonas
  • Bancos dianteiros com regulação elétrica de apoio lombar
  • Pacote ‘Light & Sight’
  • Faróis traseiros em LED
  • Indicador multifunções ‘Plus’
  • ACC
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • sistema de deteção de fadiga
  • Lane Assist
  • Rádio ‘Composition Media’
  • Sistema ‘eCall’
  • App Connect

ELEGANCE (acresce Basis)

  • Jantes de liga leve 18” ‘Muscat’
  • Estofos em Alcantara-Couro
  • Capas dos pedais em alumínio
  • Bancos dianteiros aquecidos
  • Faróis traseiros em LED com indicadores de direção dinâmicos
  • Indicador multifunções ‘Premium’
  • Park Assist
  • Câmara Traseira
  • Sistema de navegação ‘Discover Media’

R-LINE (acresce Elegance)

  • Jantes em liga leve 18” ‘Sebring’
  • Kit R-Line exterior e interior
  • Active Info Display
  • Vidros traseiros escurecidos
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)