BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Novos BMW X5 M e X6 M passam a oferecer versões Competition com 620 CV

By on 2 Outubro, 2019

Com apresentação marcada para o Salão de Los Angeles, os novos BMW X5 M e X6 M foram revelados pela casa bávara e recebem reforço da versão Competition.

Os modelos desportivos de dois dos SUV da casa bávara chegaram à terceira geração e, pela primeira vez, contam com as variantes Competition que asseguram (ainda) mais potência. O que parece fazer pouco sentido, já que a diferença entre as duas versões é de 20 CV – 600 CV para os X5 e X6 M e 620 CV para o X5 e X6 M Competition.

Ambos têm debaixo do capô o bloco V8 de 4.4 litros duplo turbo, mas agora com 600 CV na versão “normal”, mais 25 CV que anteriormente, e 625 CV na nova versão Competition, que passa a ser tradição para os modelos M, depois do M5 a ter iniciado e na última declinação, com o mesmo bloco, debitar 620 CV. Quanto ao binário, é igual nas duas versões do motor, 750 Nm.

O V8 está acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades, ambos os modelos têm tração integral permanente xDrive e no eixo traseiro um diferencial autoblocante eletrónico Active M. A BMW reclama que o X5 M e o X6 M conseguem colocar no chão toda esta potência, seja qual for o piso. Para lá disso, a casa alemã diz que os apoios de motor super-rígidos, aumentam a resposta e o refinamento, enquanto que o sistema de fornecimento de óleo ao motor foi desenhado para suportar uma intensa utilização em pista.

Contas feitas a todo este poderio, o BMW X5 M corre dos 0-100 km/h em 3,9 segundos, dos 0-200 km/h em 13,5 segundos (pesa 2370 kgs!) e chega aos 290 m/h (velocidade limitada aos 250 km/h). Os consumos são de 12,5 a 12,7 l/100 km e as emissõesde 284 a 289 gr/km de CO2, tudo homologado debaixo do protocolo WLTP. Já o X5 M Competition cumpre o 0-100 km/h em 3,8 segundos, os 0-200 km/h em 13,2 segundos, com a mesma velocidade máxima. Os consumos e as emissões são os mesmos do X5 M.

No que toca ao X6 M, o facto de ser coupé não evita que o peso seja o mesmo e na correria dos 0-100 km/h, faz 3,9 segundos (3,8 para o Competition), o 0-200 km/h em 13,5 segundos (13,2 no Competition) e também chega aos 290 km/h. Quanto aos consumos, o X6 M gasta entre 16,8 e 17,5 l/100 km com emissões de CO2 entre 284 e 289 gr/km. Os consumos e as emissões são os mesmos do X6 M. Para ter a velocidade máxima de 290 km/h terá de adquirir o pacote opcional M Driver. Os modelos Competition do X5 M e X6 M, contam com o sistema de escape M Sport oferecido de série (opcional nos modelos normais) e com alterações no chassis e nas suspensões. O sistema xDrive tem maior preponderância sobre o eixo traseiro, nomeadamente, no modo Sport, as suspensões têm, de série, amortecedores adaptativos, barra estabilizadora ativa e a direção tem uma afinação diferente do sistema Servotronic, com o dedo da divisão M Performance. Os pedais também podem ser afinados para oferecerem sensações diferentes.

Exterior e interior estão carregados de detalhes BMW M, com os modelos Competition a terem jantes especificas de 21 polegadas á frente e 22 polegadas atrás e os logótipos que identificam o modelo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)