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Novos modelos da Audi são abastecidos na fábrica com combustíveis sustentáveis

By on 15 Dezembro, 2022

De forma a contribuir para a neutralidade carbónica nas suas unidades de produção, a Audi já abastece todos os veículos produzidos em Ingolstadt e Neckarsulm com combustíveis de origem sustentável.

Muitos dos veículos novos que saem das fábricas Audi são distribuídos com combustível R33 amigo do ambiente. Depois das estações de abastecimento das fábricas terem transitado para o R33 Blue Diesel no ano passado, foi introduzido o seu complemento R33 Blue Gasoline – a forma da Audi contribuir para a redução de utilização de combustível fóssil e ajudar a atingir os objetivos climáticos.

O R33 Blue Diesel amigo do ambiente está disponível nas estações de abastecimento da Audi em Ingolstadt e Neckarsulm desde março de 2021. Como seu complemento, a R33 Blue Gasoline substitui agora a gasolina convencional E10.

A que percentagem é feito o combustível a partir de componentes renováveis? R33 Blue Gasoline e R33 Blue Diesel consistem num terço de componentes renováveis, baseados exclusivamente em materiais residuais e de desperdício, sendo por isso denominados biocombustíveis de segunda geração. A parte renovável da gasolina consiste em 10% de oxigenatos de combustível, por exemplo, etanol, e 23% de bionafta, que é obtida a partir de materiais residuais, tais como tall oil, um subproduto da produção de pasta de papel. O R33 Blue Diesel consiste em 26% de combustível parafínico renovável, ou seja, HVO (óleo vegetal hidrotratado), e 7% de biodiesel. Os restantes 67% são constituídos por combustível fóssil.

Quanto podem o R33 Blue Diesel e a R33 Blue Gasoline reduzir em emissões de CO2? Os combustíveis azuis R33 reduzem as emissões de CO2 em pelo menos 20% em comparação com o diesel fóssil e a gasolina na análise well-to-wheel, e o valor está a aumentar. Ao financiar projetos ambientais certificados, os produtores de combustível fazem mais para melhorar o impacto ambiental dos restantes componentes fósseis nos combustíveis R33. O objetivo é reduzir ainda mais o efeito de estufa global e a utilização de tais combustíveis é um passo importante para o objetivo da Audi de neutralidade de carbono nos seus locais de produção até 2025.

Que veículos podem utilizar combustíveis renováveis? A R33 Blue Gasoline cumpre integralmente a norma aplicável à gasolina, DIN EN 228, o que significa que qualquer veículo aprovado para funcionar com gasolina Super 95 E10 pode utilizá-la. O R33 Blue Diesel cumpre a norma mais prevalecente atualmente, EN 590, e é, portanto, certificado para todos os veículos a diesel – mesmo os mais antigos. Os combustíveis R33 são combustíveis premium que têm um efeito positivo no desgaste e na vida útil através de aditivos especiais. Ambos os combustíveis têm alcançado resultados consistentemente positivos em testes extensivos de motores e veículos – excedendo mesmo a norma EN 228/E10 em parâmetros chave, tais como estabilidade de armazenamento e comportamento de ebulição. Os aditivos de alta qualidade também garantem que estes combustíveis renováveis são muito limpos e previnem a corrosão do motor.

Quem desenvolveu os combustíveis R33? Em cooperação com fabricantes de óleos minerais e fornecedores de energia, a Audi e o Grupo Volkswagen estão a contribuir com os seus conhecimentos técnicos para assegurar a compatibilidade dos motores existentes com combustíveis renováveis (conhecidos como reFuels). Os combustíveis R33 foram desenvolvidos em cooperação com a Shell e a Bosch.

Que estações de abastecimento oferecem o R33 Blue Diesel e a R33 Blue Gasoline? Para além das estações de serviço da Audi, Volkswagen, e Bosch, o R33 Blue Diesel já está disponível em estações de serviço públicas. No entanto, o Super E10 e o gasóleo com até 7% biodiesel (indicado pelo símbolo B7 nas estações de serviço) continuam a ser a norma na Alemanha. Os fabricantes de óleo mineral também planeiam utilizar a R33 Blue Gasoline na rede de estações de serviço existente. A utilização de reFuels não requer quaisquer ajustes de hardware nas estações de abastecimento.

Porque é que a Audi está empenhada na utilização de combustíveis renováveis? Com a sua estratégia “Vorsprung 2030”, a Audi está a apostar na mobilidade de bateria elétrica. Os combustíveis renováveis suplementam esta estratégia, tornando os motores de combustão interna melhores para o ambiente – e são um meio eficaz de reduzir a utilização de combustível fóssil– tanto a curto prazo como após 2033, quando o último Audi com um motor de combustão irá sair da linha de produção na Europa. No futuro, a Audi e o Grupo Volkswagen planeiam utilizar mais combustíveis renováveis para os seus veículos, a fim de ajudar a reduzir a pegada de carbono da frota existente.

A Audi está a utilizar combustíveis R33 nas suas duas fábricas alemãs para reduzir ainda mais as emissões de CO2 nas suas instalações, ajudando a fazer avançar o objetivo da empresa de tornar as instalações de produção da Audi neutras em carbono até 2025. Afinal de contas, as emissões dos veículos da empresa também contam para as emissões da fábrica de produção. Além disso, abastecer os veículos da empresa com estas fontes renováveis ajuda a reduzir as emissões nas duas fábricas alemãs em Ingolstadt e Neckarsulm.

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