Waze disponibiliza aviso de radar de velocidade média na Ponte Vasco da Gama
‘Regra dos 7’, a tolerância dos radares

Novos radares de controlo de velocidade média já em testes na Ponte Vasco da Gama

By on 15 Março, 2021

Tal como a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelou em agosto, em 2021 começavam a ser instalados os novos radares que controlam a velocidade média entre dois pontos. Agora, em declarações ao Observador, a ANSR revelou que o primeiro já foi instalado na Ponte Vasco da Gama e encontra-se em fase de testes.

O funcionamento é relativamente simples. Depois de ver um dos novos sinais de trânsito, um radar vai registar a hora a que passou e, de seguida, volta a registar quando passar no outro radar que se encontra no fim da área controlada. Caso tenha percorrido o percurso em menos tempo do que o necessário para cumprir o limite de velocidade, considera-se que ultrapassou o limite, ou seja, recebe uma coima. De referir que este novo tipo de radares será acompanhado por uma sinalização própria com a denominação H42.

Para além da Ponte Vasco da Gama, a ANRS revelou em agosto alguns dos locais onde vão ser instalados os radares de velocidade média: EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, IC19 em Sintra, IC8 na Sertã, EN109 em Bom Sucesso, EN106 em Penafiel e EN101 em Vila Verde.

Fonte: Observador

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)