NSU Prinz 4L com ‘coração’ e órgãos do Audi e-tron, Q7 TFSI e quattro

By on 13 Julho, 2023

As instalações da Audi em Neckarsulm atingiram a bonita marca de 150 anos e para os comemorar doze estagiários eletrificaram um automóvel clássico ali fabricado, um NSU Prinz 4L construído em 1971 recebeu um grupo motopropulsor utilizando componentes do Audi e-tron e do Audi Q7 TFSI e quattro

No dia 8 de julho, os formandos dos cursos de mecatrónica automóvel, carroçaria, mecânica de construção de veículos e pintura revelaram orgulhosamente o “EP4”. O “E” significa electric drive e o “P4” significa NSU Prinz 4, um modelo produzido em Neckarsulm pela NSU Motorenwerke de 1961 a 1973.

“Queríamos construir um carro que não só fosse rápido e tivesse um aspeto moderno, mas que também honrasse o 150º aniversário da fábrica”, diz Dean Scheuffler, um aprendiz de mecânico automóvel na Audi em Neckarsulm. O ponto de partida perfeito: um NSU Prinz 4 construído em 1971, que tinha estado fora de circulação durante décadas até à sua ressurreição em janeiro de 2023. Os aprendizes despertaram este “príncipe” do seu sono e equiparam-no com um novo coração de alta tensão.

Mas foi um longo caminho desde o lançamento do projeto em janeiro até à grande revelação no Dia da Família. Em várias reuniões de equipa, formandos, formadores e gestores de projeto trocaram impressões sobre o estado do projeto, os desafios e as próximas etapas. A primeira tarefa consistiu em criar uma base sólida para a conversão. Mizgar Doman Hassan, um aprendiz de mecânico de carroçaria e construção de veículos, recorda: “Quando recebemos o automóvel, a carroçaria tinha vários pontos de ferrugem. Estas áreas foram a primeira coisa que reparámos”.

O motor: elétrico e sem emissões

Enquanto os jovens especialistas em carroçaria e pintura tratavam do chassis e do revestimento exterior do automóvel clássico, os futuros mecânicos de automóveis começaram a trabalhar no grupo motopropulsor, na bateria e na suspensão. A traseira do “príncipe”, onde antes residia um motor a gasolina de dois cilindros com 30 cv (22 kW), alberga agora um motor elétrico de 240 cv (176 kW). Vem de um Audi e-tron de 2020 e obtém a sua energia de uma bateria do híbrido plug-in Audi Q7 TFSI e quattro.

A bateria fica debaixo do capot dianteiro, onde o NSU Prinz tinha o seu depósito de combustível. A máquina eletrificada respira ar de refrigeração através de uma ampla entrada de ar na parte inferior do para-choques, enquanto o calor pode sair através de uma grande abertura no capot dianteiro. A porta traseira também melhora o arrefecimento e pode ser fixada numa posição entreaberta. Assim, revela a central elétrica e faz lembrar os carros de corrida históricos baseados no desportivo NSU Prinz 1000. Enquanto uma fila de funis de carburador abertos dava aos espetadores pistas sobre as intenções desportivas destes automóveis na altura, o EP4 mostra agora o seu motor elétrico.

O exterior: atlético e histórico

Para os aprendizes, era claro que o seu EP4 deveria mostrar orgulhosamente que começou como um NSU Prinz. Os elementos históricos, portanto, não incluem apenas as luzes dianteiras e traseiras. A carroçaria dos anos 70 também manteve as suas linhas características de ombros e tejadilho. Os aprendizes libertaram a chapa de metal da ferrugem e pintaram-na nas cores Audi Suzuka Grey e Brilliant Black. Detalhes como a inscrição de aniversário “150” foram aplicados na lateral do veículo.

As melhorias na performance exigiram várias modificações no chassis e na carroçaria. Uma plataforma modificada de um Audi A1, incluindo travões e eixos, constitui a base. Os aprendizes montaram a carroçaria extensivamente modificada e significativamente alargada no topo. Os para-lamas musculados são inconfundivelmente atléticos. Os aprendizes desenharam-nos com o apoio da Audi Design e transformaram-nos em realidade utilizando a impressão 3D. As rodas largas estão colocadas por baixo dos guarda-lamas. Graças aos modernos pneus de desempenho, proporcionam a aderência necessária durante a aceleração e curvas desportivas.

“Impossível de desviar o olhar! Queríamos que a performance do EP4 fosse visível de todos os ângulos”, explica Cynthia Huster, aprendiz de pintor automóvel. A asa traseira, pintada de Signal Yellow, dá ao EP4 um aspeto particularmente desportivo. A reviravolta: a asa não está ligada à carroçaria, como noutros veículos, mas sim à roll cage. Os seus suportes passam, portanto, pelo vidro traseiro.

O interior: desportivo e minimalista

No interior, a roll cage em Signal Yellow faz um contraste apelativo. Para além disso, o interior – típico dos carros de competição – é reduzido ao essencial; todas as outras superfícies pintadas são pretas. Os ocupantes sentam-se em bancos Bucket “Recaro Podium”.

Um único computador de bordo e o respetivo ecrã são utilizados como painéis de instrumentos e mostradores. Também são o velocímetro e o computador de bordo do veículo e executam tarefas de diagnóstico.

Em todas as etapas, os formandos aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos durante a formação. Timo Engler, Diretor de Formação em Tecnologia Automóvel/Logística, explica: “O projeto deu aos nossos aprendizes a oportunidade de trabalhar livremente com diferentes técnicas e materiais. Por exemplo, para além do acionamento elétrico, utilizaram a impressão 3D, uma segunda tecnologia do futuro. A fibra de carbono – conhecida dos desportos motorizados – também foi utilizada para o capot dianteiro.”

Mas os estagiários não aprenderam somente a trabalhar de forma artesanal. Engler: “No caso do EP4, a visão e o prazo eram muito ambiciosos. É ótimo ver como os estagiários cresceram com a tarefa e como se desenvolveram como equipa.”

A história encontra-se com o futuro

Quer como símbolos do “Wirtschaftswunder” alemão (Milagre no Reno), quer como automóveis de corrida que ainda hoje conseguem vitórias em subidas de montanha: Os veículos NSU fizeram história e continuam a inspirar os entusiastas de automóveis até aos dias de hoje. Com o seu charme e transmissão elétrica, o EP4 desperta a expetativa para os próximos capítulos totalmente elétricos na história contínua das instalações da Audi em Neckarsulm.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)