SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

O Arona de Vhils (vídeo)

By on 22 Novembro, 2018

A Seat lançou o repto e Alexandre Farto, conhecido por Vhils, não se fez rogado. O artista português criou uma obra de arte tendo por base o modelo Arona da marca espanhola, que foi revelada no passado mês de outubro.

Exposta no Museu de Arte Contemporânea de Cascais (MARCC), este foi um trabalho em que o primeiro molde em 3D levou três meses a ser desenhado. Depois foi necessário fazer um modelo em ferro para a construção do molde real. A peça é composta por 15 toneladas de cimento, fibra de vidro e silicone e só as rodas foram feitas à parte, com cada uma a pesar cerca de 100 kg. Aqui fica o vídeo sobre todo o processo:

 

 

Nas palavras de Vhils: “Estou imensamente orgulhoso desta peça, não apenas pela sua complexidade técnica, mas porque foi criada para que, efetivamente, se perpetue no tempo. Não só quis eternizar as linhas de um automóvel, mas também ‘fossilizar’ a relação entre as cidades e os seus habitantes”. Por isso, à dianteira do Arona retratada na obra, segue-se uma parte posterior em que é “possível visualizar vários edifícios na horizontal que dão forma a um olho que põe em destaque e evidência a importância de ver. De longe, cria-se a sensação de que o carro está a deslocar-se, e a deixar uma esteira”, explicou o artista.

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)