Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

O Audi 80 foi apresentado há 50 anos nos Jogos Olímpicos de verão, em Munique

By on 15 Junho, 2022

Um dos maiores casos de sucesso da Audi foi apresentado há cinco décadas, iniciando um percurso que viu produzidas mais de 12 milhões de unidades em conjunto com o A4.

O lançamento do Audi 80 no início dos anos 70, durante os Jogos Olímpicos de verão de 1972, conquistou o Zeitgeist da altura, adaptando-se às tendências e conquistando diversos adeptos. Um dos seus primeiros feitos, foi a conquista do galardão de Carro do Ano, logo na edição do ano seguinte.

Construído com ideias inspiradas na competição, os engenheiros que desenvolveram o Audi 80 tiveram sempre em consideração a questão do tempo e onde este poderia ser eliminado sem comprometer a qualidade a longo-prazo, a sua solidez e resistência. O resultado acabou por ser um modelo bastante leve e ágil, que também oferecia médias de consumo mais reduzidas que o habitual, algo que conquistou diversas pessoas numa altura em que estava a começar uma crise de combustíveis, em 1973.

Ao longo das suas diversas gerações, que em 1994 se viriam a transformar no Audi A4, este foi o modelo que iniciou a comercialização de diversas tecnologias inovadores e que acabariam por ser integradas em diversas outras opções, tais como o motor TDI de quatro cilindros, o sistema de tração integral quattro com diferencial central autoblocante, a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e o diferencial traseiro desportivo, já para não falar nos motores turbo de cinco cilindros, que faziam parte do primeiro Audi RS.

A primeira geração do Audi 80, apresentada há 50 anos, esteve em produção na fábrica de Ingolstadt até ao verão de 1978, praticamente esgotando a capacidade de produção desta unidade e viu produzidas mais de um milhão de unidades. E se juntarmos todas as gerações do Audi 80 com as do Audi A4, que ainda se encontra em produção, o número de unidades total já supera os 12,5 milhões de automóveis fabricados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)