DS Automobiles: ChatGPT de série para todos os modelos
DS Automobiles desvenda no manifesto M.i. 21 como vão ser os interiores dos seus modelos

O DS 9 Métiers D’Art é o resultado de um concurso criativo de artesãos franceses

By on 24 Março, 2022

Anne Lopez foi a vencedora da primeira edição do DS x Métiers D’Art e o seu trabalho deu origem a uma edição única do DS 9.

A DS Automobiles é a marca que está por trás do novo concurso criativo DS x Métiers D’Art, que tem o objetivo de encontrar novos talentos e a divulgar o seu trabalho. A primeira edição do concurso foi vencida por Anne Lopez, sendo que o seu trabalho deu origem a um DS 9 muito especial, que poderemos ver em breve nas DS Stores mais elitistas.

Integrada no DS DESIGN STUDIO PARIS, a divisão CMA (Cores, Materiais e Acabamentos) representa o encontro perfeito entre a criação, o luxo e o savoir-faire. Composto por uma equipa com horizontes criativos diversos, estes designers buscam, continuamente, a linha, a textura e a sombra ideal. Esta investigação é apoiada pelo savoir-faire excecional dos ateliers de estofamento e de pintura e pela excelência dos fornecedores parceiros, mas também pelos artesãos com quem a DS Automobiles sempre colaborou para enriquecer os seus concept cars e para desenvolver futuros materiais, de tratamento qualitativo e exclusivo.

A vencedora da primeira edição deste concurso, Anne Lopez, usou estuque para as peças de relevo que se destacam no habitáculo deste DS 9. O seu formato vai sendo criado pela artista à medida que a matéria-prima vai secando, jogando com as sombras e a forma como a luz é projetada, mas também com a aplicação de tons mais dourados, que ainda evidenciam alguns traços.

“Achei surpreendente e muito inovador que uma marca de automóveis de luxo como a DS Automobiles criasse um concurso para os ofícios das artes para trabalhar na decoração interior de um automóvel. Fiquei de imediato inspirada porque trabalho com o movimento e com a respiração, parecendo-me lógico transmitir esta dinâmica. Desde a primeira fase, vi-me seduzida pela forma da peça a ser trabalhada, imaginando-a como uma asa. Defini como objetivo criar um diálogo entre a forma e o material que ia aplicar. Imaginei uma espécie de plumagem de uma criatura híbrida, entre um pássaro e um réptil, entre as penas e as escamas. As discussões com o júri foram muito enriquecedoras. Fomos pressionados a ir ainda mais longe e estou feliz e orgulhosa por ter sido eleita vencedora.”

Anne Lopez, vencedora do DS x MÉTIERS D’ART

“Desde a criação da DS Automobiles que estabelecemos muitas colaborações com grandes ‘casas’, artistas e artesãos que demonstrem um extraordinário ‘savoir-faire’. A iniciativa DS x MÉTIERS D’ART faz parte desta procura permanente pela inovação. Tratou-se de uma oportunidade para descobrir grandes talentos. A Anne Lopez criou um universo extremamente poderoso, com muito requinte e elegância. Adorei a forma como deu movimento às suas peças, fazendo pendurar a luz. Há um caráter que se integra perfeitamente no espírito do interior do DS 9 e um verdadeiro efeito cativante quando se descobre o interior do DS 9 MÉTIERS D’ART.”

Thierry Metroz, Diretor de Estilo da DS Automobiles

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)