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O Hyper Force é o ‘concept’ da Nissan com mais de 1300 cv de potência

By on 26 Outubro, 2023

A Nissan revelou no Salão de Mobilidade do Japão aquela que pode ser a sua visão para a próxima geração do GT-R, através do quinto ‘concept car’ da sua série, o Hyper Force. 

Só o nome diz tudo… o Hyper Force é um ‘concept’ com mais 1000 kW de potência (1360 cv), com uma precisão e aceleração brutal, garante a Nissan. Depois do Hyper Punk, Hyper Adventure, do Hyper Urban e Hyper Tourer, a Nissan apresentou o Hyper Force, um supercarro com tração integral e muito potente que oferece “o máximo prazer de condução”.
Este é o surpreendente final da série de cinco veículos conceptuais “hyper” da Nissan para o salão do Japão, demonstrando a sua capacidade de prever uma vasta gama de necessidades e estilos de vida futuros dos clientes. 

O Hyper Force, diz a Nissan, foi concebido para os entusiastas das corridas e para os jogadores que anseiam pela adrenalina das pistas de corridas, mas que também se preocupam com o ambiente.
No seu núcleo está um grupo motopropulsor totalmente elétrico de elevado rendimento, com uma bateria de estado sólido de equilíbrio de peso ideal, capaz de produzir uma potência até 1000 kW com uma aceleração precisa e rápida. A poderosa força descendente, uma forma avançada da tecnologia de controlo de todas as rodas e-4ORCE da Nissan e a carroçaria leve com carbono de alta resistência prometem curvas melhoradas e um comportamento excecional em circuitos e estradas sinuosas.
O design exterior, com as suas proporções largas e plantadas, é uma mistura de curvas elegantes que se fundem com uma geometria arrojada. Incorporados em todo o design estão elementos, como nos faróis dianteiros e traseiros, que prestam homenagem aos automóveis de alto desempenho da Nissan.
O exterior do Hyper Force atinge um elevado desempenho aerodinâmico, que foi desenvolvido em conjunto com a equipa de competição NISMO, com dois níveis sob o capô dianteiro proporcionando uma forte força descendente e um elevado desempenho de arrefecimento. Entretanto, o difusor traseiro de dois níveis controla de forma ótima o fluxo de ar. As asas dianteiras, o para-choques dianteiro e ambas as extremidades da asa traseira apresentam uma funcionalidade aerodinâmica ativa, enquanto um atuador de plasma recentemente desenvolvido suprime o desprendimento de ar para maximizar a aderência e minimizar a elevação interna das rodas durante as curvas. As jantes leves em carbono contribuem para a aerodinâmica e para o arrefecimento dos travões.

Traz dois modos de condução, “R” (racing) e “GT” (grand touring), com o grafismo do interface a mudar de cor e de apresentação de acordo com o modo, além de apresentar as informações mais precisas ao condutor, de acordo com as circunstâncias da condução. No modo R, o habitáculo ilumina-se a vermelho e cria um cockpit intuitivo centrado no condutor para favorecer a concentração. Os painéis do painel de instrumentos estendem-se em direção ao espaço dos bancos para melhorar a sensação de cockpit à volta do condutor. Entretanto, quatro ecrãs satélite à volta do volante apresentam a aderência e a temperatura dos pneus, a pressão do ar, a temperatura do rotor do travão, a distribuição de potência e outras informações valiosas para as corridas.
No modo GT, o habitáculo ilumina-se a azul e os ecrãs em redor do volante afastam-se e combinam-se entre si, proporcionando uma experiência imersiva com uma interface de infoentretenimento mais simples, incluindo definições de ar condicionado, áudio, suspensão e estabilizadores, para uma condução confortável. A suspensão e os estabilizadores foram concebidos pela primeira vez no mundo e podem ser facilmente acionados no ecrã durante a condução. 

A segurança desempenha um papel crucial na equação deste ‘concept car’. Graças à avançada condução autónoma e a um conjunto de sensores ajustados para a condução desportiva, o veículo foi concebido para garantir um elevado nível de segurança, tanto nas estradas públicas como no circuito.

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