Descapotável de luxo redefinido: Conheça o Maserati GranCabrio
Novos Maserati Granturismo Folgore e Grecale Folgore disponíveis para compra na Europa

O incrível Maserati Boomerang foi apresentado há 50 anos

By on 13 Março, 2022

É um dos modelos mais históricos da marca do tridente e da lista de automóveis já criados por Giugiaro. O Maserati Boomerang foi visto pela primeira vez há cinquenta anos.

Com um desenho pleno de linhas retas e bem definidas e a carroçaria separada em duas metades, divididas por uma faixa central mais evidenciada, o Maserati Boomerang conquistou inúmeros olhares em 1972, quando foi apresentado oficialmente no Salão de Genebra.

Os engenheiros da Italdesign usaram um Maserati Bora como base para este projeto, uma vez que se tratava de um automóvel desportivo de motor central, com mais de 300 cavalos de potência e uma plataforma que podia receber com alguma facilidade a carroçaria desenhada por Giorgetto Giugiaro.

O formato mais angular da carroçaria relembra os traços que nos habituámos a ver nos livros de banda desenhada de Michel Vaillant, tal era a sua originalidade. Mas as zonas mais planas ajudaram a criar zonas de vidro de tamanho muito generoso, que fornecem uma iluminação ímpar a todo o habitáculo.

Dentro do Maserati Boomerang, os traços eram também muito originais, com duas verdadeiras poltronas forradas em pele e um volante sem braços visíveis e com todos os instrumentos no seu interior, incluindo as hastes dos piscas e do limpa para-brisas.

Segundo as informações disponíveis, só chegou a ser produzida uma única unidade do Maserati Boomerang, sendo um colecionável muito procurado que, apesar de tudo, tem mudado de proprietário diversas vezes e aparecido também em diversos leilões que vão sendo realizados.

Num dos últimos registos, por exemplo, há cerca de sete anos, a venda efetuada pela casa de leilões da Bonhams foi feita por um valor de 3,335 milhões de euros. Algumas das imagens e o vídeo que aqui publicamos são justamente desse momento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)