Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

O legado do Ford Mustang entra numa nova era e continua a sua história

By on 15 Setembro, 2022

O Ford Mustang é, talvez, um dos modelos mais conhecidos do mundo, e agora, a marca acaba de apresentar a sétima geração deste modelo, ainda mais musculado e poderoso, mas também mais digital e conectado.

O ‘Stang é um dos meninos bonitos dos Estados Unidos e faz parte da cultura americana. São quase seis décadas de produção e mais de dez milhões de automóveis vendidos ao longo deste tempo, que já o levaram ao grande e ao pequeno ecrã múltiplas vezes, a videoclips de bandas e até a cenários de jogos. Além disso, é também o modelo mais procurado nas redes sociais e até o mais tatuado. E desde que a sua última geração atravessou o oceano e começou a ser comercializada na europa, num total de seis continentes, o Ford Mustang tornou-se também no coupé desportivo mais vendido no planeta. Ou seja, uma nova geração, será sempre aguardada com muita expetativa, principalmente numa fase em que o mundo automóvel está em mutação constante.

Investir numa nova geração do Mustang é um grande ‘statement’ numa altura em que muitos dos nossos concorrentes estão a sair do negócio dos veículos de combustão interna“, disse Jim Farley, CEO da Ford Motor Company. “A Ford, no entanto, está a colocar o seu plano de crescimento dos veículos de combustão interna em alta velocidade, adicionando tecnologias conectadas, derivados específicos e opções híbridas nos nossos modelos mais rentáveis e populares – todos da família Ford Blue – para além de investir 50 mil milhões de dólares em veículos elétricos até 2026”.

O novo Ford Mustang mantem a sua silhueta inconfundível, mas com traços mais modernos e mais pronunciados, que funde as novas exigências em termos de proteção de peões com a imagem inspirada no modelo original dos anos 60. Do lado mais moderno marcam presença os novos grupos óticos em LED com as características três barras verticais que normalmente se encontram na secção traseira além das obrigatórias luzes de condução diurna, enquanto, lá atrás, são as tais três barras verticais que mais se destacam, ainda que com um novo traço mais moderno. Em termos de formato, destaque ainda para os guarda-lamas traseiros mais alargados, que também contribuem para o visual mais musculado e uma vez que é obrigatória a inspiração no passado, é claro que também marcam presença os dois formatos de carroçaria: o coupé e o descapotável. Nas versões mais potentes, em opção, há ainda a possibilidade de incluir uma asa traseira de tamanho generoso para completar todo este visual.

Obrigatória, a presença do V8

Nem poderia ser de outra forma. Um Mustang sem V8 seria algo estranho e nesta sétima geração está presente a mais recente evolução do bloco de cinco litros com oito cilindros e 480 cavalos de potência, que faz do Mustang GT o mais potente de sempre. Mas para que este modelo possa chegar a mais pessoas, continua presente a versão de acesso à gama equipada com o motor EcoBoost de 2,3 litros. E para agradar ainda a mais pessoas, o novo Mustang GT pode estar equipado com uma caixa de velocidades automática de dez velocidades, mas também uma caixa manual de seis relações. Nem sequer falta um travão de mão hidráulico, com uma alavanca tradicional, afinal, o que seria de um Muscle Car sem drifts?

Presente no equipamento de série do Mustang GT, o Pack Performance inclui jantes de liga leve de 19 polegadas, um diferencial desportivo de deslizamento limitado para maior tração, travões Brembo de 19 polegadas e um sistema de escape ativo que proporciona sons de motor ajustáveis para se adequar ao cenário de condução. A suspensão ativa MagneRide 3, opcional, monitoriza as condições do piso cerca de mil vezes por segundo e utiliza um fluido controlado eletronicamente para combinar a resistência do amortecimento com as condições da estrada. E para que todos os parâmetros fiquem ajustados da melhor forma para cada momento de condução, o novo Mustang conta com diversos modos, selecionáveis pelo condutor: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track e um outro que é totalmente personalizável de acordo com o tipo de condução de cada pessoa.

Um ambiente mais digital

Atualmente, há equipamentos que se tornaram obrigatórios para diversos construtores e um deles é o painel de instrumentos totalmente digital e personalizável, que até pode incluir um visual inspirado no Mustang dos anos 80, além de diversas outras visualizações. E depois, como continuidade deste e no mesmo painel, mas numa posição mais central, está presente um enorme monitor tátil de 13,2 polegadas que inclui o sistema operativo SYNC 4. Em termos visuais, o ambiente é bastante inspirado no que foi desenvolvido para um outro Mustang que não tem nada a ver com este, um tal de Mach-E, mas em termos tecnológicos, como esse está bem mais avançado, acabou mesmo por ser o ponto de partida para o sistema que marca agora presença no novo Mustang.

Por essa mesma razão, a sétima geração do Mustang é também a mais conectada, já dispondo de atualizações automáticas e de soluções como as ligações Apple CarPlay ou Android Auto, além de aplicações destinadas a uma utilização em pista e outras. E se por acaso houver um dia em que não lhe apeteça ouvir o V8 – ou tenha optado pelo EcoBoost – a Ford também tem disponível um sistema de som da B&O com 12 altifalantes e um subwoofer.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)