Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

O novo brinquedo da Toyota ficou ainda mais sério com a chegada da versão GRMN

By on 20 Janeiro, 2022

Depois de nos ter surpreendido com a introdução no mercado do GR Yaris, a versão mais desportiva da gama e que serve de homologação ao modelo de ralis, a Toyota voltou a captar a nossa atenção no último salão de Tóquio com a versão GRMN deste mesmo modelo.

Para que não comece já a alimentar as esperanças de o receber em solo nacional, começamos já por lhe dizer que apenas será comercializado no Japão e numa edição muito limitada de apenas 500 unidades, que serão atribuídas aleatoriamente por todas as pessoas que se inscreveram para a sua aquisição.

“Forneçam carros aos clientes que possam evoluir rapidamente e ser personalizados individualmente para cada um deles, nas diversas áreas dos desportos motorizados”.

Akio “Morizo” Toyoda – Presidente da Toyota

Foi assim que teve início o desenvolvimento desta versão GRMN do Yaris, que poderá ser adaptada a diversas modalidades do desporto automóvel, seja em pista ou fora dela, tal como a marca nos tenta demonstrar na imagem que disponibiliza.

O pacote destinado à pista inclui novas jantes BBS de 18 polegadas, e discos de travão dianteiros com a mesma medida. Os amortecedores ajustáveis são fornecidos pela Bilstein. Em termos visuais, surge uma nova asa traseira em fibra de carbono, saias laterais e um pequeno spoiler dianteiro.

O pacote de rali inclui melhorias nas suspensões e nos apoios das barras estabilizadoras, uma proteção inferior e um roll-bar. E para ambos, nem sequer ficam esquecidas as bacquets da Recaro com mais apoio e airbags laterais. O que fica esquecido é mesmo o assento traseiro. Afinal, é preciso reduzir o peso…

O novo GRMN Yaris apresentado em Tokyo, conta com um peso reduzido em cerca de 20kg, tem mais 10mm de largura e menos 10mm de altura, o que também melhora o centro de gravidade. E tudo isto, além dos diversos reforços em termos de apoios e soldaduras, com o objetivo de aumentar a rigidez do conjunto.

O único elemento que não sofre qualquer alteração e mesmo o pequeno motor de 1,6 litros e apenas três cilindros, mas do qual se conseguem extrair uns incríveis 272 cavalos de potência.

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