O novo Volvo EM90 um monovolume elétrico…para a Ásia
Volvo promete “estilo e elegância” no interior do novo EM90

O novo MPV premium Volvo EM90 elétrico

By on 7 Dezembro, 2023

O Volvo EM90 é o novo MPV premium 100% elétrico da marca sueca. Foi concebido para ser uma espécie de sala de estar confortável em movimento, sendo como se percebe, um automóvel que oferece muito espaço
O segmento dos veículos multiusos (MPV) ganhou uma popularidade considerável nos últimos anos, sobretudo em muitas regiões da Ásia. Esta é uma das principais razões pelas quais o EM90 chega primeiro à China, o maior mercado automóvel do mundo.
Após a apresentação do pequeno SUV EX30 100% elétrico, o EM90 representa a segunda expansão do portefólio de modelos em rápida sucessão da Volvo. Tanto o EX30 como o EM90 vão ajudar a Volvo a chegar a novos públicos e a abarcar uma maior parcela do mercado automóvel global.
O EM90 também reforça o compromisso da Volvo de ser um fabricante de automóveis 100% elétricos até 2030. Nos próximos anos, vão lançar toda uma família de novos automóveis Volvo 100% elétricos: “Com o EM90, estamos a levar o património e a liderança em segurança da Volvo Cars para o novo e emocionante segmento dos MPV elétricos”, afirma Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars. “Permite-nos explorar uma nova procura do mercado que ainda não explorámos e aumenta a atração de mais pessoas pela marca Volvo.”
“Com o EM90, estamos a levar o património e a liderança em segurança da Volvo Cars para o novo e emocionante segmento dos MPV elétricos”, afirma Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars. “Permite-nos explorar uma nova procura do mercado que ainda não explorámos e aumenta a atração de mais pessoas pela marca Volvo.”

Um rico legado de versatilidade
Apesar de o segmento MPV ser para nós uma novidade, o conceito de versatilidade está longe de ser um território desconhecido. De facto, o Volvo Duett de 1953 foi desenvolvido especificamente como um automóvel versátil e espaçoso muitos anos antes de o segmento MPV ter sido formalmente criado.
O Duett, que celebra este ano o 70.º aniversário, representa um ponto alto no nosso rico legado e continua a ser um dos modelos Volvo mais procurados por colecionadores e fãs. Era popular entre as famílias e os empresários na Escandinávia e nos Estados Unidos.
Nas décadas seguintes, o Duett inspirou a nossa mundialmente famosa gama de carrinhas e foi uma fonte de inspiração igualmente importante para os nossos designers quando começaram a desenvolver o EM90.
Quer procurasse um prático automóvel de empresa para o seu negócio ou um espaçoso automóvel familiar onde também fosse possível dormir durante as viagens de campismo, havia uma versão do Duett para inúmeros cenários: o nome, que significa “dois automóveis num só”, diz tudo.

Um importante novo segmento
O EM90 é um importante reforço do nosso portefólio 100% elétrico e sustentará a posição da Volvo enquanto uma das marcas com o crescimento mais rápido no segmento premium 100% elétrico. Apesar de atualmente o segmento MPV premium na China ser relativamente pequeno, é importante. E seguindo o espírito do Duett, o MPV EM90 premium tem uma dupla função para os seus clientes.
Quando o automóvel não é utilizado para viagens em família, pode funcionar como automóvel de empresa ao oferecer um bom ambiente interior, com todo o conforto para reuniões e chamadas de negócios.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)