Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

O que a Audi faz com as baterias de carros elétricos já usadas

By on 18 Janeiro, 2022

Em parceria com a RWE, a Audi está a desenvolver uma solução de armazenamento de energia que utiliza baterias previamente usadas nos seus modelos da gama e-tron.

O que fazer com as baterias de automóveis elétricos já utilizadas ainda continua a ser um problema com muitas hipóteses e alternativas por descobrir. No caso da Audi, e em colaboração com a RWE foi criada uma infraestrutura que utiliza cerca de 60 sistemas de bateria já utilizados em automóveis da marca com o objetivo de armazenar uma quantidade de energia em torno dos 4,5 megawatts hora de eletricidade.

Num pavilhão na área de Herdecke, na Alemanha, com uma área de cerca de 160 m², foram instalados cerca de 60 módulos de bateria, cada um com um peso em torno dos 700 kg. Depois de terem sido utilizadas em automóveis, as baterias dos sistemas elétricos ainda têm uma capacidade residual em torno dos 80%. Nestas condições, a sua utilização já não será adequada para um automóvel, mas é perfeita para sistemas estacionários de armazenamento de energia como este.

A ideia da RWE será começar a comercializar a capacidade de armazenamento do seu sistema de armazenamento de baterias de segunda vida dando suporte à rede elétrica como parte da manutenção de frequência, mas posteriormente e, com uma quantidade crescente de energia armazenada, será possível disponibilizar este tipo de serviço a mais entidades.

Segundo Oliver Hoffman, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG, “A mobilidade neutra em carbono é o objetivo final da Audi. Estamos a trabalhar arduamente para alcançar esse ambicioso objetivo. O nosso plano de lançar mais de 20 modelos 100% elétricos até 2025 é um passo importante nessa direção. Mas as nossas aspirações vão muito além do veículo, e é por isso que estamos a avançar no desenvolvimento da mobilidade sustentável por meio de colaborações com parceiros do setor da energia. Esta parceria com a RWE visa demonstrar as possibilidades que existem para uso amigável de recursos de baterias de alta voltagem de segunda vida e a sua integração inteligente na rede elétrica do futuro. Além disso, já estamos com o pensamento no tempo após esta fase de utilização e intensificar os nossos esforços para garantir que as baterias sejam recicladas de uma forma eficaz”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)