Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste
Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era

O sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz foi certificado para utilização nos EUA

By on 31 Janeiro, 2023

A Mercedes-Benz é o primeiro construtor de automóveis do mundo a conseguir certificar um sistema SAE de nível 3 para o mercado americano, devendo chegar ao mercado ainda antes do final deste ano.

Depois de confirmar a conformidade do sistema com os seus regulamentos, o estado do Nevada foi o primeiro dos Estados Unidos a autorizar a circulação em vias rápidas de automóveis da Mercedes-Benz equipados com Drive Pilot, o sistema de condução parcialmente automatizada SAE de Nível 3.

Desde que em conformidade com os requisitos do capítulo 482ª do estado do Nevada relativo a automóveis de condução autónoma, o sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz poderá permitir que o condutor passe a tarefa da condução dinâmica para o veículo em determinados momentos. O próximo estado será o da Califórnia, tendo a Mercedes-Benz já entregue toda a documentação necessária para o processo, uma vez que o objetivo deste construtor é conseguir disponibilizar este sistema em modelos como o Classe S ou o EQS na última metade deste ano.

Para ativar este sistema, a Mercedes-Benz instalou novos comandos no volante, mesmo na zona dos polegares e de ambos os lados. Assim que todas as condições estejam a ser cumpridas, é indicada a disponibilidade desta função e, depois de ativa, o sistema fica com a capacidade de controlar a velocidade, a distância e de manter o carro na sua faixa de rodagem. Mas também fica alerta para situações mais inesperadas, sendo capaz de efetuar manobras de desvio na faixa de rodagem ou de travagem.

No mundo moderno, o tempo é um dos bens mais preciosos, e devolver tempo aos nossos clientes é um elemento fundamental na nossa estratégia para construir os veículos mais apetecíveis. O nosso sistema DRIVE PILOT dá um passo importante para atingirmos esse objetivo e coloca-nos na vanguarda da inovação no campo importantíssimo da condução automatizada. O sistema DRIVE PILOT demonstra mais uma vez que o nosso espírito pioneiro faz parte do nosso DNA. A certificação no estado de Nevada marca o início do seu lançamento internacional e, com ele, o começo de uma nova era.

Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes Benz Group AG, Diretor de Tecnologia e responsável pelos departamentos de Desenvolvimento e Aprovisionamento.

Sensor LiDAR e sistemas redundantes.

A prioridade máxima para a Mercedes‑Benz ao lançar tal sistema é a segurança, que inclui elevados requisitos na fiabilidade de funcionamento. O DRIVE PILOT baseia-se nos sensores do ambiente circundante do pack Assistência à Condução e inclui sensores adicionais que a Mercedes‑Benz considera indispensáveis para uma condução condicionalmente automatizada segura. Estes incluem o sensor LiDAR, bem como uma câmara no vidro traseiro e microfones para detetar veículos de emergência médica ou de forças policiais, bem como um sensor de deteção de estrada molhada instalado na cava de uma roda. Um veículo equipado com o sistema DRIVE PILOT opcional também integra atuadores redundantes da direção e dos travões e um sistema elétrico de bordo redundante, por forma a manter-se manobrável mesmo se um destes sistemas avariar e para que seja assegurada uma transferência da tarefa de condução em segurança ao condutor.

Se o condutor não reassumir o controlo mesmo após ser solicitado com urgência e o tempo para assumir o controlo expirar, por exemplo, devido a um sério problema de saúde, o sistema trava o veículo até à sua imobilização de forma controlada e aciona as luzes de sinalização de perigo. Logo que o veículo tenha sido imobilizado, o sistema de chamada de emergência da Mercedes‑Benz é ativado e as portas são destrancadas para permitir que os primeiros-socorros acedam ao interior do veículo.

Sistema de posicionamento de alta precisão

A localização exata de um Mercedes‑Benz equipado com DRIVE PILOT é determinada utilizando um sistema de posicionamento de alta precisão, que é muito mais avançado do que os sistemas GPS convencionais. Além dos dados anonimizados recolhidos pelo sensor LiDAR, pela câmara, pelos sensores de radar e sensores de ultrassons, um mapa digital de alta definição fornece uma imagem tridimensional da geometria da estrada, as características do percurso, os sinais de trânsito e condicionamentos especiais de trânsito (por ex., acidentes ou obras rodoviárias). Isto é tornado possível e atualizado através de uma ligação ao servidor.

Este mapa de alta precisão difere dos mapas comuns utilizados em dispositivos de navegação no que diz respeito, entre outros, ao seu elevado rigor com uma resolução de centímetros ao invés de metros e aos seus modelos detalhados de cruzamentos e percursos. Os dados do mapa estão armazenados em centros de dados e são atualizados constantemente. Cada veículo também armazena os dados deste mapa a bordo, compara-os constantemente com os dados no servidor e atualiza o conjunto de dados conforme necessário. Tudo isto permite um posicionamento estável e rigoroso através de uma representação da zona circundante que é independente de fatores como sombras ou sujidade dos sensores.

Um poderoso conjunto de chips no interior da unidade de controlo central fornece as funções necessárias de um software sofisticado para a condução condicionalmente automatizada, enquanto algoritmos importantes enquadrados numa arquitetura moderna de segurança são calculados redundantemente.

Condução condicionalmente automatizada em troços apropriados de vias rápidas

Durante uma viagem com condução automatizada, o DRIVE PILOT permite que o condutor desvie a sua atenção do trânsito e se concentre em atividades secundárias. Quando o DRIVE PILOT se encontra ativo, as aplicações do veículo podem ser ativadas no ecrã central, mas tal não seria possível se o veículo fosse conduzido pelo condutor.

Inicialmente lançado na Alemanha em maio de 2022, o sistema altamente sofisticado Mercedes Benz DRIVE PILOT foi o primeiro sistema SAE Nível a nível mundial a cumprir os exigentes requisitos legais do regulamento UN R157. A Autoridade Federal Alemã para os Transportes aprovou o sistema com base no regulamento UN R157, abrindo caminho para o lançamento do DRIVE PILOT a nível internacional, onde a legislação o permitir.

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