Ferrari não tem planos para fazer baterias próprias
Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?

O único Enzo Ferrari a sair de Maranello com a carroçaria em “Nero Opaco”

By on 31 Dezembro, 2022

A grande maioria dos Enzo Ferrari produzidos recebeu uma carroçaria em vermelho, amarelo e preto, havendo ainda alguns tons de cinzento, branco e azul. Mas em preto mate, houve apenas um, destinado à Família Real do Brunei.

A produção total do Enzo Ferrari ficou resumida a apenas 399 unidades, mas a construção da unidade com o chassis #136069, iniciada no dia 8 de junho de 2004, incluía uma especificação única. Há cerca de 20 anos, uma carroçaria pintada de preto mate estava longe de ser algo comum, mas este Enzo Ferrari fazia parte de uma encomenda especial destinada a um elemento da Família Real do Brunei e a cor desejada para a carroçaria era precisamente o Nero Opaco.

A escolha deste tom era tão fora do comum que este Enzo Ferrari foi mesmo o primeiro superdesportivo da marca a sair de Maranello com a carroçaria nesta cor, algo que aconteceu apenas a 15 de outubro do mesmo ano. Em conjunto com o Nero Opaco da carroçaria, esta unidade também incluía um interior em pele negra e com os restantes revestimentos na mesma cor. A encomenda ainda incluía assentos de maiores dimensões e uma instrumentação em vermelho.

Os primeiros tempos deste Enzo Ferrari foi passados na zona de Londres, na casa da família real do Brunei, tendo sido visto ocasionalmente nas ruas de Hampstead, Mayfair e Knightsbridge, antes de ser enviado para a zona da Ásia-Pacífico. Mais recentemente, este Enzo recebeu um restauro cosmético na Carrozzeria Zanasi, a oficina de pintura oficial para os hiperdesportivos da marca, edições únicas e até a série Icona. O total de faturas supera os 110 mil euros, que incluem a substituição de todos os comandos plásticos que costumam ficar estragados com o tempo, as óticas dianteiras e traseiras, o vidro traseiro do capot e uma pintura completa no original e único Nero Opaco, além de outros pequenos detalhes.

Os automóveis provenientes de famílias reais continuam a ter uma grande procura por parte dos colecionadores, ficando a cor e a quilometragem como os elementos seguintes que são mais procurados. No caso de um Enzo, proveniente da família do Brunei, com uma cor única e com apenas 5.730 quilómetros percorridos, não é de estranhar que esta unidade tenha sido vendida rapidamente no início deste mês pela RM Sotheby’s, que também assina a autoria das imagens que aqui publicamos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)