Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

O Volvo 262 Coupé foi um dos modelos da marca com um desenho mais arrojado

By on 11 Junho, 2022

A originalidade dos traços do Volvo 262 Coupé apresentado em 1977 não deixou ninguém indiferente, principalmente nos Estados Unidos, mercado para o qual foi idealizado.

No ano em que comemora o seu 45º aniversário, o Volvo 262 Coupé é relembrado pela marca, como um dos modelos mais originais da sua altura. Três anos depois da apresentação do Volvo 264 em 1974 e da carrinha 265 equipada com um motor de seis cilindros, a marca quis adicionar mais um modelo à serie 200 e optou por um arrojado Coupé.

Depois da saída de mercado do P1800ES, a marca deixou de ter um modelo de visual mais desportivo para ocupar o lugar do seu topo de gama, pelo que a opção de criar uma opção um pouco mais original e especial foi aceite sem grandes questões. Em 1997 surgia o Volvo 262 Coupé, com um pilar A bastante inclinado e um pilar traseiro de grandes dimensões, mas também com um tejadilho que era 60 milímetros mais baixo que os modelos já existentes.

A autoria do desenho pertence ao designer Sergio Coggiola de Turim, que transformou o chassis original de quatro portas, neste novo Coupé de apenas duas portas e com um tejadilho bem mais baixo. Inicialmente, este tejadilho era revestido a vinil e apenas existia uma cor para a carroçaria, o cinzento prata metálico, mas a partir de 1979, o vinil foi abandonado e chegou uma nova cor dourada, bem como um novo visual para a secção traseira.

O interior do 262 Coupé era caracterizado pela presença de muita madeira e elementos forrados em pele e o seu motor era inicialmente um V6 de 2,7 litros como 141 cavalos de potência, desenvolvido em parceria com a Peugeot e a Renault. A montagem final não pôde ser feita na fábrica de Gotemburgo por questões de espaço e também porque o número de unidades era bastante reduzido. Em alternativa, os componentes eram enviados para a fábrica da Bertone, em Itália, onde as carroçarias eram montadas e pintadas.

No seu último ano de comercialização, em 1981, uma das unidades deste modelo viria a ganhar estatuto de estrela, uma vez que foi adquirida por David Bowie. Apesar das suas linhas mais originais, o 262 Coupé de Bowie contava apenas com 53 mil quilómetros no totalizador, quando foi vendido em leilão, pela Oldtimer Gallerie Toffen, em 2016, atingindo um valor acima dos 215 mil dólares, cerca de três vezes mais do que a estimativa inicial.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)