Magyar Suzuki alcança marca de 4 milhões de carros produzidos na Hungria
Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3

Oito coisas que precisa saber sobre a nova geração do Suzuki S-Cross

By on 28 Fevereiro, 2023

A Suzuki está a comemorar os primeiros dez anos do seu S-Cross, destacando os diversos atributos da sua geração mais recente e disponibilizando viaturas nos concessionários para quem quiser conhecer melhor este modelo.

Pioneira na produção de automóveis de todo-o-terreno com um tamanho mais compacto do que o habitual, a Suzuki acabou por dar início a uma moda que é agora comum a praticamente todos os construtores. Atualmente e depois de nomes como o Vitara ou o Jimny, o seu SUV mais recente é o S-Cross, cuja primeira geração chegou ao mercado há cerca de dez anos com o objetivo de substituir o divertido SX4.

O SUV de tamanho médio da Suzuki, entretanto, já conta com uma geração muito mais recente e que inclui duas tecnologias híbridas, diversos sistemas de segurança e conetividade, mas também um habitáculo amplo com um bom nível de equipamento e a capacidade de enfrentar caminhos menos convencionais graças ao sistema de tração integral, que é uma das características de diversos modelos da Suzuki.

O que já não é tão habitual é que este novo S-Cross é o primeiro modelo da marca a ser concebido, produzido e comercializado em exclusivo para o mercado europeu, na fábrica da Suzuki Magyar, na Hungria, o que demonstra a vontade da marca de se atualizar e modernizar, tendo em conta as necessidades e especificidades de cada mercado.

E para que possa ficar a conhecer um pouco mais sobre o novo S-Cross, estes são os oito pontos que a marca mais destaca neste novo modelo:

Duas tecnologias híbridas. O S-Cross foi eletrificado na sua última geração, com tecnologias Strong Hybrid e Mild Hybrid de 48V.  Disponível com tração dianteira ou 4×4, o S-Cross Strong Hybrid combina o novíssimo motor gasolina de 1.5 litros Dualjet e 102 cavalos de potência, com um motor elétrico de 24,6KW de potência (33,4 CV). O sistema motriz completa-se com uma unidade MGU (Motor Generator Unit) e o sistema Power Back (bateria de íon de lítio de 140V e inversor). Graças a este sistema, este modelo pode reduzir os seus consumos e emissões e circular em modo 100% elétrico durante trajetos curtos.

O S-Cross Mild Hybrid vem equipado com o eficiente sistema híbrido ligeiro que não só reduz o consumo de combustível entre uns 15% e uns 20%, como aumenta o prazer de condução com uma enérgica resposta ao acelerador. O sistema SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) integra um gerador ISG (Integrated Starter Generator) 48V que consta de uma função de motor elétrico, uma bateria de iões de lítio de 48 volts e um conversor DC/DC de 48V a 12V. O sistema apoia o novo motor de combustão de 95 kW e acrescenta uma potência extra de 10 kW, de acordo com as necessidades de condução.

Conectividade de vanguarda. O S-Cross foi o modelo que estreou a tecnologia Suzuki Connect, que permite aos utilizadores estar conectados com o seu veículo em todo o momento através de uma aplicação de telemóvel. Com o Suzuki Connect pode aceder a uma ampla gama de cómodos serviços conectados, como a possibilidade de controlar e receber notificações sobre o estado do seu veículo em tempo real, bloquear e desbloquear o veículo de forma remota, e consultar informação como o historial de condução e a localização do seu veículo estacionado.

Os utilizadores podem também receber informação relacionada com a manutenção do seu veículo ou avisos diversos. Caso se detete um problema, a informação do diagnóstico pode partilhar-se diretamente com o seu concessionário Suzuki registado, o que permite uma assistência após-venda mais rápida e completa.

Máxima capacidade e versatilidade. Outro dos pontos que destacam os proprietários de um S-Cross é o espaço interior, pela sua capacidade e pela sua versatilidade. A nova geração do S-Cross apresenta um interior renovado e com um design mais fresco, mantendo as suas famosas cotas de habitabilidade. Permite que cinco adultos possam viajar comodamente e a bagageira supera a média do seu segmento, o que possibilita uma magnífica versatilidade para as atividades de lazer e tempo livre.

Segurança e tecnologia. O novo S-Cross dispõe dos últimos sistemas de assistência à condução, O Suzuki Safety Support engloba elementos como o Dual Sensor Brake Support (DSBS) que alerta para possíveis riscos de colisão; o controle de velocidade adaptativo com função ‘Stop & Go’, que é capaz de parar completamente o veículo e arrancar de novo, e a câmara de 360 graus, que dá uma enorme ajuda extra em termos de segurança e comodidade nas manobras de estacionamento.

O crossover mais aventureiro. A Suzuki possui nos seus genes a tração total e um espírito aventureiro que está imbuído em todos os seus modelos. O S-Cross é um dos poucos crossovers da sua categoria que dispõe de um verdadeiro sistema de tração às quatro rodas que, combinado com uma boa altura ao solo e a robustez da sua carroçaria e suspensões, lhe permite sair do asfalto com uma boa dose de confiança.

O chassis do S-Cross, construído em aço de muito de elevada resistência, e os seus sistemas de suspensão, são robustos e leves. Isto contribui para uma condução estável e um baixo consumo de combustível em estrada; e permite uma utilização esporádica fora dela.

Uma verdadeira tração 4×4. O Suzuki S-Cross emprega a variante Select do sistema 4WD ALLGRIP, que permite selecionar quatro modos de condução (Auto, Sport, Snow e Lock) através de um simples botão colocado na consola central. Este sistema de tração às quatro rodas, controlado eletronicamente e com modo de condução selecionável, utiliza um simples comando que faz com que o condutor possa experimentar distintos estilos de condução dependendo do tipo e das condições da estrada.

Outros pioneiros da Suzuki. A Suzuki criou o primeiro todo-o-terreno ultracompacto, o Jimny, praticamente há mais de 50 anos; também concebeu o primeiro SUV moderno, o Suzuki Vitara, há mais de 30 anos; e voltou a inovar em 2006 com o nascimento do SX4 (antecessor do S-Cross), que se converteu no primeiro crossover compacto do mundo.

Fiabilidade e robustez “Made in Suzuki”. Os seus proprietários também são conscientes de outro dos atributos da Suzuki: uma fiabilidade e robustez a toda a prova. Desta forma, uma das razões pelas quais o Suzuki S-Cross conquistou o público europeu é a sua lendária fiabilidade, com números recorde. O S-Cross marcou um marco sem precedentes no estudo de fiabilidade da ‘What Car?’, baseado em 18.284 inquéritos a utilizadores: não só atingiu a primeira posição na sua categoria, como registou o melhor resultado entre todos os Crossover e SUV do mercado. O S-Cross obteve a máxima pontuação possível, 100%: nem um único dos proprietários inquiridos reportou o menor problema.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)