“Olá BMW” chega em março de 2019

By on 6 Setembro, 2018

A moda parece que pegou e depois do sucesso que o MBUX, o assistente pessoal da Mercedes que nos colocou a falar com o Classe A como se falássemos com alguém sentado ao nosso lado, naquilo que pode ser considerado o cúmulo da preguiça, a BMW também vai lançar o seu “Intelligent Personnel Assistant”.

A partir de março do próximo ano, a BMW vai disponibilizar no Série 3, Série 8, Z4 e X5 o seu assistente pessoal. Ou seja, vai ser possível falar com aqueles BMW!

Quando a BMW, durante o Salão de Frankfurt de 2001 deixou todos boquiabertos com o lançamento do iDrive, disponível no Série 7. Depois, todos correram para a Mercedes para perceber se o Classe S tinha alguma coisa semelhante. Não! A BMW tinha sido a primeira a lançar um sistema operativo para o automóvel controlado através de um único botão, num carro de série.

Desta feita, a marca de Munique não conseguiu antecipar-se à Mercedes cujo Classe A já fala connosco há uns meses. Pelo caminho feito nestes dezassete anos, a luta entre Munique e Estugarda tem estado acesa, com a BMW a trazer os comandos gestuais, a Mercedes acelerou o desenvolvimento do comando por voz e conseguiu estrear o MBUX (Mercedes Benz User Interface) ao qual responde, a partir de março de 2019, praticamente um ano depois, a casa bávara com o “BMW Intelligent Personal Assistent”.

Primeiro foi o “Olá Google”, agora tem sido o “Olá Mercedes”, no futuro será “Olá BMW”, tudo graças aos comandos de voz cada vez mais desenvolvidos e sensíveis. E se a Mercedes teve algum sentido de humor, pois o MBUX responde se as coisas não estiverem bem – por exemplo, se disser várias vezes Mercedes e depois não o mandar fazer nada terá como resposta “isto hoje não é o meu dia” – ou se não formos específicos nas ordens. Claro que há um ou outro, ou mesmo mais enganos, mas o nível do MBUX é já muito elevado.

Nos BMW equipados com o sistema, várias funções estão controladas pelo comando de voz, sem ser necessário fazer conjugações complicadas. Por exemplo “Ola BMW! Tenho frio!” é o suficiente para o sistema reconhecer a necessidade e alterar o ar condicionado para uma temperatura de conforto do ar condicionado, ligando o aquecimento do banco caso exista. O sistema de inteligência artificial está muito desenvolvido e adquire o conhecimento sobre as preferências do condutor, identificado pela chave inteligente do carro.

O futuro do sistema será acompanhar, sempre, o utilizador através de um perfil criado na BMW ID, mesmo fora do veículo. O sistema BMW ID está desenhado para ser compatível com outros sintetizadores de voz.

Outro destaque é a colaboração com a Microsoft que vai permitir que quem ande muito na estrada, possa poupar tempo utilizando um motorista e a possibilidade de, a bordo do seu Série 7, ligar o “BMW Inteligent Personal Assistant” ao Microsoft Office 365, disponibilizando Skype para vídeo conferência. E o sistema tem capacidade para lhe ler os seus emails. Esta ligação à Microsoft estará disponível num pacote “Connected Package Professional” para o Z4, Série 8 e X5. O vídeo que publicamos, explica tudo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)