Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore
Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica

Ola Kallenius será o substituto de Dieter Zetsche como CEO da Daimler

By on 26 Setembro, 2018

A Daimler já escolheu o substituto de Dieter Zetsche (na imagem) ao leme do construtor alemão. Quando Zetsche, 65 anos, abandonar o cargo de CEO em dezembro, será Ola Kallenius, 49 anos, quem ocupará o seu lugar a partir de janeiro de 2019. Zetsche não vai sair do grupo Daimler, pois os acionistas e a administração propôs ao atual CEO o cargo de presidente a partir de 2021, após dois anos para que a transição entre Zetsche e Kaellenius seja feita.

Foi através de um comunicado enviado esta quarta feira que a Daimler deu conta do final de mandato de Dieter Zetsche aos comandos da Daimler e da Mercedes Benz Cars, após a reunião de acionistas a realizar em janeiro de 2019. Recordar que Zetsche foi o CEO da Daimler durante 12 anos.

O atual presidente da Daimler, Manfred Bischoff, recomendou a eleição de Dieter Zetsche como seu sucessor a partir da reunião anual de acionistas em 2021, oferecendo dois anos ao antigo e ao novo CEO para concretizarem a transição.

Estas decisões são de suprema importância para a Daimler, face aos seus objetivos e ao facto de ser a primeira marca Premium. Muitas destas decisões podem estar ligadas a factos como a Daimler ter sido o primeiro construtor mundial a anunciar novos objetivos anuais em termos de vendas e de lucros, refendo em baixa todas as previsões (a BMW também já o fez), o insano investimento superior a 10 mil milhões de euros na mobilidade elétrica e nas pressões sobre os preços aliados à guerra mundial no comércio.

Por isso mesmo, no comunicado que anuncia estas alterações, a Daimler sublinha que “tendo em vistas os desafios apresentados pela transformação da indústria automóvel, o conselho de supervisão entende ser chegada a hora de preparar a sucessão de uma forma sustentável com alguma antecipação.”

Com a nomeação do sueco Ola Kallenius (na imagem) para CEO da Daimler em 2019, será a primeira vez que o construtor alemão de Estugarda é dirigido por um executivo não alemão. A historia de Ola Kallenius na Daimler é longa e o sueco vê a sua fidelidade ser recompensada. Já passou pelas vendas da Mercedes Benz, pela liderança da AMG e quando foi colocado como responsável máximo da pesquisa e desenvolvimento da Daimler, ficou claro que seria ele o delfim de Dieter Zetsche, relegando para segundo plano Wolfgang Bernhardt, o patrão da divisão de camiões da Daimler. Tudo isto foi, agora, confirmado pela Daimler que irá promover para o cargo de Ola Kallenius (responsável da pesquisa e desenvolvimento), o atual responsável da produção, Markus Schaefer.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)