Mercedes Classe A irá manter-se até 2026 e poderá receber versão elétrica
Daimler vai produzir motores 100% elétricos na fábrica de Berlim

Ola Kallenius vai liderar a mudança da Daimler para a era ecológica

By on 24 Maio, 2019

“Estou na Daimler há mais de 26 anos e ainda me parece, basicamente, que estou no meu primeiro dia.” Foi assim que Ola Kallenius se referiu ao seu primeiro dia sentado na cadeira que foi ocupada por Dieter Zetsche, como CEO da Daimler e da Mercedes.

O novo CEO esteve longamente reunido com as suas equipas para prepará-los para os desafiantes tempos que se adivinham na transição para um negócio mais ecológico.

Além disso, enviou via redes sociais um pequeno vídeo mensagem em que pede a todos os funcionários que apoiem a nova estratégia de descarbonizar, totalmente, a frota automóvel da Daimler durante os próximos vinte anos.

Nesse vídeo, Ola Kallenius refere que “com o ‘Ambition2039’ queremos tornar o nosso negócio mais sustentável e, simultaneamente, assegurar que se manterá um negócio rentável. Precisamos de mudar. Mas, sabem, não vai ser fácil!”

A chegada de Ola Kallenius é bem mais tranquila do que foi a transição entre Juergen Schrempp e Dieter Zetsche, em 2005. O novo CEO encontra uma Daimler muito mais robusta, aproveitando o excelente trabalho de Zetsche que recuperou a empresa depois do passo em falso com a Chrysler feito por Schrempp em 1998 e que conduziu à sua saída intempestiva em 2005. 

Dieter Zetsche deixou o caminho pavimentado para Kallenius manter o momento de avanço e implementar o “Ambition2039” que apresentou algum tempo antes de começar o seu reinado de cinco anos à frente da Daimler.

Este plano tem como previsão que um em cada dois Mercedes vendidos em 2030, seja ou um híbrido Plug In ou totalmente elétrico. O plano não revela nada sobre as divisões de comerciais e de camiões.

O primeiro CEO estrageiro (no caso Sueco) da história do mais antigo construtor mundial, terá uma tarefa hercúlea pela frente e a sombra de Dieter Zetsche daqui a dois anos, quando este regressar para se sentar no conselho de supervisão da administração da Daimler.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)