França tem a autoestrada mais cara da Europa. Portugal fora do top 10
Tráfego nas autoestradas portuguesas com quebra de 25% em 2020

OMS quer autoestradas com limite de velocidade a 100 km/h

By on 4 Novembro, 2021

Esta é uma das medidas do Plano Global da Organização Mundial de Saúde que tem como objetivo a redução de óbitos e acidentes em 50% até 2030.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou um plano global “Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030” que tem como objetivo a consciencialização pessoal, órgãos públicos e empresa privadas para a redução da sinistralidade nas estradas mundiais. Uma das propostas do plano passa por reduzir a velocidade máxima permitida nos diferentes tipos de estradas. Para além de limitar a 30 km/h em cidades, 80 km/h fora das localidades, a OMS pretende ainda reduzir a velocidade máxima nas autoestradas para 100 km/h.

Segundo os relatórios oficiais da OMS, os acidentes de viação são a principal causa de morte em crianças e jovens a nível mundial. No total, perdem a vida 3,5 mil pessoas por dia nas vias de trânsito. “A perda de vidas e meios de subsistência, as deficiências causadas, a tristeza e a dor e os custos financeiros por acidentes de trânsito representam um preço insuportável para famílias, comunidades, sociedades e sistemas de saúde. Muito desse sofrimento é evitável, tornando as vias e os veículos mais seguros e promovendo caminhadas, uso de bicicletas e maior uso do transporte público com segurança. O Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito apresenta as etapas práticas e baseadas em evidências que todos os países e comunidades podem adotar para salvar vidas”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)