Opel Astra Sport Tourer GS 1.2T 130cv – Ensaio Teste
Opel Corsa Electric Yes: O mais vendido da Opel, agora por 29.990 euros

Opel está a comemorar os primeiros 30 anos do seu todo-o-terreno Monterey

By on 14 Junho, 2022

Em Portugal não foi dos modelos mais bem-sucedidos, uma vez que foi vítima de uma carga fiscal mais pesada, mas um dos melhores todo-o-terreno da Opel já conta com 30 anos de histórias para contar.

O Opel Monterey entrou no mercado um pouco depois do Frontera, com uma imagem de topo de gama e um interior mais cuidado. No entanto, o facto de incluir a motorização diesel de 3,1 litros, tornava-o bem menos acessível que o Frontera e as suas opções de 2,2 ou 2,8 litros. E nem sequer vamos falar no 3.2 V6 a gasolina que também estava disponível para o Monterey.

A parceria da marca com a Isuzu trouxe assim uma versão mais europeia do seu Trooper, num modelo com dois formatos de carroçaria. Existiam versões com duas opções para a distância entre eixos, sendo a versão RS a mais curta, e opções de cinco e sete lugares. Comum a todas era o amplo espaço a bordo e o conforto mais elevado proporcionado por elementos como os apoios de braços, por exemplo, ou pela versão LTD, com o nível de equipamento mais completo.

Opel Monterey LTD 3.1 TD, 1994

Para assegurar um desempenho melhorado fora de estrada, estava presente uma caixa de redutoras que o ajudava a ultrapassar alguns obstáculos mais complicados e inclinações até um máximo de 76 por cento e as molas tinham um curso de 205 milímetros nas rodas dianteiras e de 230 milímetros nas posteriores. Na primeira versão que conhecemos no nosso mercado, a sua capacidade de reboque alcançava os 2.600 quilos.

A renovação deste modelo surgiu em 1998 com duas importantes novidades. Uma era o sistema de tração com “No Stop All-Wheel Drive”, que permitia engatar a tração integral através do sistema eletrónico, sem necessidade de parar o carro e até uma velocidade de 100 km/h. E a outra foi a chegada de uma motorização diesel com um sistema de injeção common-rail, sendo um dos primeiros todo-o-terreno do mundo a receber esta solução.

Opel Frontera e Opel Monterey, 1992
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)