Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Opel Grandland X na vanguarda em tecnologias de segurança

By on 28 Julho, 2017

O novíssimo Opel Grandland X tem estreia mundial marcada para o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (14 a 24 de setembro) e chegará ao mercado em novembro. O SUV da marca alemã está na linha da frente em múltiplos aspetos, nomeadamente no vasto equipamento de segurança e de apoio à condução.

Aviso de Colisão Iminente com Travagem Automática de Emergência e Deteção de Peões, Assistência Avançada ao Estacionamento e Câmara 360º são apenas alguns dos exemplos, que farão parte da lista de série do nível Innovation. Sistemas como o Programador Automático de Velocidade, que acelera e trava automaticamente para manter a distância para o veículo da frente (e é capaz de travar o automóvel até parar, o que se torna particularmente útil em tráfego congestionado) representam segurança acrescida. O mesmo há a referir do dispositivo de Alerta de Fadiga do Condutor.

Um estudo realizado na Alemanha, da autoria do automóvel clube ADAC, conclui que adormecer ao volante é a causa de 25% dos acidentes fatais. Os sistemas que estão concebidos para reconhecer os sinais de fadiga do condutor e alertar para a necessidade de realizar uma pausa encontram-se entre equipamentos de modelos ‘premium’. Na linha da sua filosofia de disponibilizar tecnologia avançada a um leque cada vez mais vasto de pessoas, a Opel dotou o novo SUV Grandland X com um destes sistemas.

O Alerta de Fadiga do Condutor do Grandland X emite um aviso sonoro e uma mensagem no painel de instrumentos se a trajetória do automóvel refletir inação do condutor. Após três avisos consecutivos, a intensidade do alerta sonoro sobe de nível. O sistema regressa ao estado normal se o condutor circular a velocidade inferior a 65 km/h durante 15 minutos.

«A fadiga ao volante é um perigo para todos os utilizadores da estrada, não só para o próprio condutor», afirmou o Diretor de Vendas e Pós-Venda da Opel, Peter Küspert. «O sistema de alerta de fadiga do nosso Grandland X consegue detetar sinais típicos de cansaço do condutor e lembrar da importância de fazer intervalos regulares de descanso nas viagens mais longas».

O novo Opel Grandland X possui muitos outros equipamentos que desempenham papéis decisivos em matéria de assistência à condução e de segurança. Um exemplo está nos evoluídos faróis AFL LED, cuja luz brilhante de temperatura semelhante à luz do dia aumenta consideravelmente a visibilidade. Estes faróis adaptativos AFL (Adaptive Forward Lighting) ajustam automaticamente os feixes de luz à condução e à estrada.

A par de toda a restante gama Opel, o novo Opel Grandland X também disponibiliza o sistema OnStar. Para além de serviços como o apoio em caso de furto do automóvel ou o ‘hotspot’ Wi-Fi que permite ligar até sete dispositivos móveis à Internet, os assistentes do centro de operações do Opel OnStar podem ajudar a encontrar estacionamento ou a reservar um quarto de hotel. Em caso de emergência, o sistema responde automaticamente e estabelece ligação de voz entre os ocupantes do veículo e um assistente. Este assistente é sempre uma pessoa e não um computador.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)