Opel Astra Sport Tourer GS 1.2T 130cv – Ensaio Teste
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Opel Insignia estreia nova iluminação LED com 32 elementos

By on 8 Novembro, 2016

A Opel vai equipar o novo topo de gama Insignia com a geração mais recente do sistema de faróis de matriz de LED, designada IntelliLux LED. Para além das  vantagens que são conhecidas da tecnologia de matriz de LED, que a Opel incluiu pela primeira vez no novo Astra, o sistema IntelliLux LED do novo Opel Insignia é mais sofisticado e oferece funções adicionais que melhoram a visibilidade na condução noturna.

Quando a Opel revelou o protótipo Monza Concept no Salão de Frankfurt de 2013, o CEO Karl-Thomas Neumann afirmou que aquela visão de ‘berlina’ modernista representava um estudo concreto que revelava o caminho que a marca alemã pretendia seguir na conceção dos seus novos modelos no futuro. Nessa altura, sem que tal fosse público, os especialistas de iluminação procediam às afinações finais no novo sistema adaptativo de faróis de matriz de LED do novo Opel Astra, composto de 16 segmentos de LED – oito em cada farol -, capaz de funcionar sempre em ‘máximos’ e de ajustar continua e automaticamente o alcance e a distribuição dos feixes de luz de acordo com as situações de circulação.

Ao participarem na conceção do Monza Concept, os especialistas da Opel começaram a delinear a aplicação da mesma tecnologia inovadora de matriz de LED do Astra na geração seguinte do modelo Insignia, nomeadamente estudando a forma como iriam integrar essa tecnologia em faróis tão delgados. Lançando mão da rápida evolução da iluminação LED, rapidamente encontraram o caminho. Os LED tornavam-se cada vez mais compactos e potentes, de tal maneira que os engenheiros alcançaram um desempenho significativamente maior ao conseguirem integrar o dobro dos elementos LED (32 em vez de 16 no Astra) nos faróis do novo Insignia.

O resultado imediato disso é a visível transição mais suave entre os segmentos LED, ao mesmo tempo que a focagem e a adaptação dos diferentes padrões de feixes de luz é mais precisa. O sistema de matriz de LED IntelliLux da nova geração Insignia produz, de facto, uma iluminação ainda mais eficaz.

Para melhorar ainda mais a visibilidade em percursos com curvas, mantendo as luzes máximas – como é característica da matriz de LED -, os engenheiros acrescentaram ao sistema uma nova função muito útil e aplicaram-na nos faróis IntelliLux LED® do novo Insignia. Na verdade, a intensidade de luz dos LED do lado de dentro das curvas aumenta de acordo com o ângulo do volante, obtendo-se assim uma melhor iluminação do traçado.

Registe-se que cada farol IntelliLux LED também oferece uma função adicional ‘Spotlight’ de ‘máximos’ de longo alcance, conseguindo atingir 400 metros de distância. O sofisticado sistema de matriz de LED da Opel é totalmente automático. Quando o automóvel sai da circulação urbana, todos os elementos LED são automaticamente ligados e começam a reagir às fontes de luz que surgem à frente. Os padrões dos feixes de luz são diferentes consoante o Insignia circule em estradas nacionais ou autoestradas, em retas ou em curvas. Para o condutor, a noite assemelhar-se-á ao dia e nenhum dos outros utilizadores da via dará por isso.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)