Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Opel participa no projeto STADT:UP relacionado com a condução autónoma

By on 8 Março, 2023

O projeto STADT:up pretende tornar viável a utilização dos sistemas de condução autónoma em ambiente urbano, sendo que a Opel já tem prometido um protótipo com reconhecimento de ambientes complexos até ao final de 2025.

O projeto STADT:up (Solutions and Technologies for Automated Driving in Town: an urban-mobility project) visa dar um grande passo a caminho do objetivo de viabilizar a condução autónoma em áreas urbanas até ao final de 2025. Sendo a marca alemã do Grupo Stellantis, a Opel está envolvida no projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão para os Assuntos Económicos e Ação Climática. Os peritos do Centro de Engenharia de Rüsselsheim desempenham um papel importante no futuro desenvolvimento do reconhecimento do ambiente por veículos com base na inteligência artificial (IA) e na tradução para uma reação específica à situação na condução autónoma. O evento de lançamento do projeto do consórcio com 22 parceiros de projeto e desenvolvimento teve lugar no campus da Robert Bosch GmbH em Renningen, na Alemanha. Além disso, a Opel pretende apresentar um protótipo inovador com reconhecimento de ambiente complexo em áreas urbanas até ao final de 2025.

Ao participar no projeto STADT:up, a Opel, como a nossa marca alemã, está a avançar ainda mais na condução autónoma em tráfego urbano, em nome da Stellantis. Os engenheiros do Centro de Engenharia de Rüsselsheim recorrem a muitos anos de experiência neste campo. Ao mesmo tempo, estamos a reforçar a nossa boa cooperação com instituições de investigação fora da empresa e a continuar o nosso empenho em apoiar jovens cientistas“, disse Frank Jordan, Head of Innovation, Stellantis, Alemanha.

Objetivo do projeto: Demonstração da mobilidade urbana autónoma com veículos de teste

O projeto STADT:up destina-se a soluções escaláveis de ponta a ponta para a mobilidade urbana do futuro. Os veículos devem também ser capazes de lidar com cenários complexos de tráfego na cidade com segurança e de responder adequadamente a todas as situações em milissegundos. As várias missões da condução autónoma variam desde a perceção abrangente do ambiente e a localização dos utilizadores da estrada através da previsão, interação e cooperação com outros veículos, até ao comportamento e planeamento de manobras do próprio veículo do utilizador. A questão de como se desenvolverá o tráfego misto composto por peões, ciclistas, veículos partilhados e transportes públicos locais é também de importância central. De forma correspondente, conceitos futuros adequados e os requisitos derivados das necessidades dos utilizadores também serão desenvolvidos no projeto.

Os fatores-chave são a preparação e programação dos sistemas dos veículos, tais como a câmara, o LiDAR e radares para todos os cenários possíveis até que estes sejam implementados no sistema informático. É aqui que entram em jogo os peritos em IA de Rüsselsheim. Para além de melhorar os algoritmos de IA para perceção e fusão, a equipa liderada pelo Dr. Nikolas Wagner e por Frank Bonarens, diretor de projeto, coloca um foco especial na análise e gestão de situações de tráfego particularmente desafiantes. Paralelamente à melhoria da robustez, o objetivo das atividades de investigação é melhorar a rastreabilidade das decisões das redes neurais profundas e utilizá-las para verificar a plausibilidade de um sistema de condução autónoma. Pretende-se com isto fornecer importantes alicerces para o desenvolvimento do reconhecimento do ambiente na condução altamente autónoma e contribuir para o teste e validação eficientes das funções de IA relevantes para a segurança.

Com a participação dos peritos em IA de Rüsselsheim da rede de investigação Stellantis, uma longa tradição da Opel em cooperação pré-competitiva tem, assim, continuidade. Tal como com outros projetos de investigação, os pilares centrais são a cooperação com parceiros científicos de renome das principais universidades e instituições, bem como o programa de doutoramento nas instalações de Rüsselsheim.

Para além das empresas do setor automóvel, os principais fornecedores, bem como parceiros tecnológicos, universidades e instituições de investigação estão representados no projeto deste consórcio liderado pela Bosch. O grande destaque será o evento final previsto para o finais de 2025 com a apresentação conjunta dos protótipos desenvolvidos no STADT:up. O objetivo da Opel é demonstrar o desempenho do sistema de reconhecimento do ambiente com o seu próprio veículo de teste.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)