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Opel recorda a evolução dos sistemas multimédia dos seus modelos

By on 12 Fevereiro, 2023

Desde o simples rádio do Opel Admiral de 1938 até ao completo sistema multimédia do novo Opel Astra foi enorme a evolução das soluções que trazem música para dentro do automóvel.

A primeira estação de rádio alemã começou a sua emissão em 1923, sendo que, na altura, Fritz von Opel, neto do fundador da empresa Adam Opel, foi também um pioneiro da rádio, estando envolvido na criação do “Südwestdeutscher Rundfunkdienst”.

Foi preciso esperar cerca de 15 anos para que estas emissões chegassem a bordo dos automóveis, sendo que o primeiro Opel a incluir esta possibilidade foi o Admiral de 1938. O seu autorrádio era disponibilizado apenas como um acessório e estava instalado perto do piso do habitáculo, sob o tablier. Apenas um ano mais tarde, com a chegada do Kapitän, a Opel já tinha disponível, também como opção, um autorrádio da Blaupunkt que já contava com um espaço reservado no tablier. E agora, o som já não vinha do piso e sim de uma zona mais central do habitáculo.

Inovações para todos: receção VHF, antena de janela e rádios fabricados pela Opel

Após o fim da Segunda Guerra Mundial e durante os anos subsequentes do “milagre económico alemão”, o desenvolvimento posterior dos autorrádios e da receção acelerou. A receção VHF foi introduzida na Europa em 1949. Os rádios nos modelos Opel apresentavam esta receção pioneira já na primeira metade da década de 1950. O lema da Opel tem sido sempre o de tornar as inovações acessíveis a todos. Assim, no final dos anos 60, os automóveis Opel ofereciam já uma receção estéreo. Em meados dos anos 70, o fabricante de automóveis lançou até a sua própria gama de rádios da marca Opel em versões “standard”, “comfort” e “luxury” – esta última com um leitor de cassetes.

A partir de 1971, a Opel passou a oferecer uma nova antena de janela como opção, inicialmente nos modelos de topo Admiral e Diplomat. Segundo a empresa, na altura, a receção era “igual ou em muitos casos até superior à das antenas de vareta convencionais”. O para-brisas funcionava como um suporte de antena e a própria antena estava instalada numa forma de anel, pouco percetível, no seu perímetro. Isto significava que os proprietários já não precisavam de se preocupar com danos numa antena convencional mais exposta.

Em 1977, todos os rádios Opel passaram a adquirir informações de trânsito – uma inovação tecnológica que tornou a condução muito mais descontraída e que poupava tempo, uma vez que a atenção do condutor era atraída imediatamente para esses anúncios na rádio (mesmo que se estivessem a ouvir cassetes).

A receção de rádio melhorou ainda mais na década seguinte. Em 1981, a Opel lançou o seu primeiro autorrádio com controlo automático de volume e em 1988 foi introduzido o RDS (Radio Data System), permitindo aos autorrádios exibir informações adicionais sobre o programa atual ou relatórios de trânsito.

CARIN: A evolução do sistema de rádio para o sistema de navegação com orientação de rotas

Ao passo que os condutores tinham estado anteriormente dependentes de mapas de estradas impressos e de relatórios de tráfego no rádio para planear as suas viagens, em 1995 a Opel foi o primeiro fabricante de automóveis a apresentar um modelo de gama média com um sistema de navegação totalmente integrado no Vectra. O “Car Information and Navigation System (CARIN)”, desenvolvido pela Philips, fornecia aos passageiros informações visuais e acústicas sobre as rotas. O material cartográfico era armazenado em CD, enquanto a posição do veículo era determinada por uma interação de tecnologias tais como GPS, receção de sinais de satélite e sensores de roda ABS. Com a segunda geração “Carin 440” no Opel Astra, a navegação entrou na classe dos modelos compactos em 1998.

Ao mesmo tempo, os programadores trabalharam na melhoria contínua da qualidade de som. Graças ao Digital Audio Broadcasting (DAB), o ruído e interferências semelhantes tornaram-se uma coisa do passado. A receção de rádio digital permite uma audição cristalina de um maior número de programas e é agora proposto de série em todos os automóveis de passageiros Opel, bem como na maioria dos veículos comerciais.

Do IntelliLink à Multimédia: A Internet chega aos automóveis Opel

Em 2012, a era da Internet chegou aos automóveis Opel. A marca introduziu o novo sistema de infotainment IntelliLink no Opel Adam e tornou-se assim pioneira no segmento dos automóveis pequenos. O IntelliLink integrava as funções de smartphones Apple iOS e Android. As publicações AUTO BILD e COMPUTER BILD atribuíram o “Connected Car Award” ao sistema pioneiro da Opel. Em 2014, a Apple e a Google apresentaram pela primeira vez o Apple CarPlay e o Android Auto e, no ano seguinte, a Opel apresentou a segunda geração do IntelliLink, agora compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay.

Atualmente, os modelos Opel dispõem de sistemas multimédia de última geração equipados com receção digital DAB+. Chamadas telefónicas mãos-livres, operação através de ecrã tátil ou de comandos de voz, bem como integração de smartphones com ligação sem fios, são apenas algumas das inúmeras possibilidades que os modelos atuais da Opel, Mokka, Grandland e Astra disponibilizam. Estas tecnologias podem ser operadas intuitivamente através da interface digital de utilização de última geração, o cockpit Pure Panel da Opel. A base de tudo isto foi outrora lançada pela rádio e é por isso que a Opel está a celebrar o “Dia Mundial da Rádio” a 13 de fevereiro.

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