Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Opel revela o novo Corsa

By on 24 Maio, 2023

O ‘bestseller’ citadino da Opel foi revelado e traz bastantes novidades. O Corsa inclui a característica “face” da marca, a Opel Vizor, na frente, e o lettering Opel colocado, com afirmação, ao centro do portão traseiro. 

O renovado Opel Corsa chegará aos concessionários já este ano, elevando a outro nível a oferta da marca no segmento dos automóveis citadinos.

Os designers tornaram o bestseller da marca entre os citadinos mais moderno. A característica mais marcante é o inconfundível Opel Vizor, a “face” genuína da marca que adorna todos os novos modelos Opel. A “viseira” preta cobre a frente do Corsa e integra, com perfeição, a grelha do veículo, os faróis LED e o Opel Blitz central, num único elemento. Dependendo do nível de equipamento, o logótipo da marca na frente e na traseira é apresentado nas apelativas cores preto ou prata acetinado mate. As “entradas de ar” estéticas na zona inferior do para-choques dianteiro são maiores e mais proeminentes do que anteriormente. Na traseira, a designação Corsa surge agora – como foi visto pela primeira vez há alguns meses na edição limitada “Opel Corsa 40” – ao centro da bagageira, estando a cor Cinzento Grafik disponível pela primeira vez neste modelo. 

A Opel não se esqueceu de incorporar a iluminação de matriz Intelli-Lux LED®, adaptativa e sem encandeamento, mas no caso deste modelo estão integrados 14 elementos LED, em vez de oito, controláveis individualmente. O Corsa tem ainda outros sistemas de assistência de última geração, indo desde a nova câmara de visão traseira panorâmica de alta resolução ao cruise control adaptativo e limitador de velocidade, sem esquecer o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões.

No interior, os bancos surgem também com uma nova imagem, no entanto, o destaque é o cockpit 100% digital com o novo sistema de infotainment, disponível em opção. A plataforma integrada Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies1 apresenta capacidades melhoradas de grafismo, multimédia, visão por computador e inteligência artificial (IA), um sistema capaz de evoluir para ir ao encontro das preferências dos seus passageiros. O sistema de navegação oferece serviços conectados, reconhecimento de voz natural “Hey Opel” e atualizações over-the-air. Além disso, os mostradores do touchscreen a cores de 10 polegadas do sistema de navegação e multimédia e do painel de informação do condutor são agora ainda mais nítidos. Pela primeira vez, os smartphones compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto podem ser ligados aos sistemas multimédia do veículo, e podem também ser recarregados, em ambos os casos por processos wireless.

Em termos de motorização, o novo Corsa Electric é mais potente do que a geração anterior e uma vez que a sua bateria foi melhorada, tem também uma maior autonomia. O Corsa Electric estará disponível com duas opções de propulsão elétrica: 100 kW/136 cv e uma autonomia de até 357 quilómetros ((WLTP), bem como com 115 kW/156 cv e até 402 quilómetros de autonomia, de acordo com a norma WLTP. Em termos de carregamento e utilizando um carregador rápido, a Opel garante que a bateria atinge até 80 por cento da sua capacidade total em apenas 30 minutos (20-80 por cento).

Pela primeira vez, a Opel oferece a opção híbrida com um sistema de 48 Volts. Os motores de 74 kW/100 cv e 100 kW/136 cv estão equipados com uma nova transmissão automática de dupla embraiagem. No futuro, estas soluções complementarão a vasta gama de variantes de propulsão económica, desde motores de combustão altamente eficientes até ao Corsa Electric 100% elétrico, prosseguindo, assim, a estratégia de eletrificação da marca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)