Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Opel vai substituir o tradicional manual de instruções em papel

By on 10 Março, 2023

A Opel vai acabar de vez com as toneladas de papel que são gastas a produzir os manuais de instruções dos seus automóveis, substituindo-os apenas por um Guia Rápido inicial e pelo simples acesso online a toda a informação desejada.

A grande maioria dos automóveis que conhecemos, temos e conduzimos estão quase sempre equipados com o tradicional Manual de Instruções. Aquele “tijolo” de papel que consultamos uma ou duas vezes na vida útil de cada modelo e que só acaba por estar a ocupar espaço. Principalmente, quando estes tendem a ser cada vez mais minuciosos e a incluir mais informação, que pode estar à distância de um link, de um QR Code, e contar mesmo com a ajuda de um índice mais simples de utilizar.

É precisamente isto que a Opel se está a preparar para fazer, acabando de vez com o enorme manual de instruções em papel e com as toneladas de papel necessárias para o produzir. Em troca, cada um dos novos modelos da marca será acompanhado por um folheto compacto designado por “Guia Rápido”, que dispõe de um código QR, através do qual os clientes podem aceder rápida e facilmente ao manual detalhado do seu automóvel em formato digital. Basta digitalizar o código e a informação detalhada passa a estar disponível online, a qualquer hora e em qualquer lugar. Tudo acessível através de um computador, tablet ou smartphone.

Vincent Lehoucq, Brand Manager da Opel Espanha e Portugal, afirmou: “Para a Opel, a responsabilidade não é apenas a de se tornar uma marca totalmente elétrica até 2028. Responsabilidade significa, também, conservar todos os recursos relacionados com o automóvel, incluindo o Manual do Proprietário que é colocado em cada veículo. Aquilo a que chamamos ‘Greenovation’. O novo formato digital e o Guia Rápido impresso poupam papel e matéria-prima, sendo, também, de fácil utilização no melhor sentido da palavra. Tudo isto torna a nossa reivindicação ‘greenovation’ holística“.

Em complemento, um link para o manual ficará em breve disponível na “app myOpel”. Além disso, pequenos vídeos de tutoriais, que podem ser reproduzidos no ecrã do infotainment em modelos como o novo Opel Astra, fornecem dicas valiosas sobre como funcionam os sistemas individuais de assistência ao condutor. Isto faz do manual e do entediante processo de virar páginas uma coisa do passado, para além de libertar espaço no porta-luvas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)