Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Os 70 anos da Porsche

By on 27 Janeiro, 2018

Estugarda. Rápido. Purista. Emotivo. Nos últimos 70 anos, a Porsche foi sinónimo de construção de automóveis desportivos ao mais alto nível. O primeiro automóvel a ter o nome Porsche foi registado a 8 de junho de 1948: era o 356 Roadster “Nº 1”. Este é o dia em que a marca Porsche nasceu.

O Type 356 transformou o sonho do veículo desportivo de Ferry Porsche em realidade. “A sua visão, naquela época, incorporou todos os valores que ainda definem a marca nos dias de hoje”, referiu Oliver Blume, Presidente Executivo da Direção da Porsche AG, na receção de Ano Novo, ontem, no Museu Porsche. Representantes do estado de BadenWürttemberg, bem como da cidade de Estugarda e do meio político, da economia e da sociedade, juntaram-se à Porsche para comemorar o início do seu 70º aniversário com o mote “70 anos de veículos desportivos da Porsche”.

“A tradição é um compromisso. Sem a nossa tradição e sem os nossos valores fundamentais, não estaríamos onde estamos hoje “, explicou Blume. “Nós planeamos para mantermos no futuro o padrão de excelência técnica estabelecido por Ferry Porsche. A mobilidade dinâmica inteligente tem um grande futuro à frente. E temos uma sólida experiência tecnológica, funcionários criativos e um espírito de equipa único para estarmos lá. Temos o que é necessário para garantir que a marca Porsche continua a fascinar – mesmo por mais 70 anos “.

A história da marca Porsche começa em 1948. No entanto, a base do construtor de veículos desportivos assenta na vida de trabalho do professor Ferdinand Porsche – trabalho que o seu filho, Ferry, continuou. Ferdinand Porsche já tinha projetado inovações pioneiras para a indústria automóvel no início do último século. Em 1900, construiu um veículo elétrico com uma unidade de cubo de roda conhecido como Lohner-Porsche, um veículo que serviu de base para o primeiro automóvel de passageiros com tração integral do mundo.

No mesmo ano, Ferdinand criou um modelo para veículos híbridos com o desenvolvimento de uma motorização híbrida gasolinaelétrico. Em 1931, Ferdinand Porsche fundou seu próprio escritório de engenharia. O “BerlinRome Car”, exibido em 1939, foi o início da sua ideia de veículo desportivo com o nome Porsche, embora este sonho só tenha sido realizado pelo seu filho Ferry, em 1948, com o Type 356.

Type 356

O sucessor do modelo 356, o Porsche 911, projetado pelo filho de Ferry Porsche, Ferdinand Alexander, deu finalmente à empresa o seu avanço como um dos principais construtores de veículos desportivos do mundo, tanto do ponto de vista técnico como de design. O Porsche 911, apresentado ao público pela primeira vez em 1963, foi construído mais de um milhão de vezes. “Embora o 911 tenha sido consistentemente desenvolvido nas décadas seguintes e tenha sido aprimorado diversas vezes com novas e inovadoras tecnologias, nenhum outro veículo conseguiu manter a sua essência original da mesma forma como o 911”, diz Blume. “Todos os modelos Porsche a serem desenvolvidos agora e no futuro terão por base este veículo desportivo. Como peça central da marca, o 911 tornou-se o modelo desportivo de sonho, ganhando o coração de entusiastas em todo o mundo “.

Ferdinand Alexander Porsche e Porsche 911 (1963)

O futuro dos veículos desportivos da Porsche está a chegar à linha de partida sob a forma do Mission E, o primeiro modelo de Zuffenhausen movido a tecnologia puramente elétrica. Este conceito de veículo combina o design emocional caraterístico de um Porsche, com o desempenho de condução excecional e a funcionalidade no dia-a-dia para o futuro. O modelo de quatro portas com quatro lugares individuais oferece um sistema de mais de 440 kW (600 cv) e uma autonomia de mais de 500 km, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e um tempo de carregamento de cerca de 15 minutos para 80 por cento da capacidade de energia elétrica necessária. A Porsche investiu cerca de um bilhão de euros neste projeto futurista, criando mais de 1.200 postos de trabalho adicionais apenas na fábrica de Estugarda-Zuffenhausen, onde o Misson E será construído. “A Porsche sempre será a Porsche – a marca líder para a mobilidade exclusiva e desportiva”, reforça Oliver Blume.

Porsche Mission E

A Porsche comemora o seu aniversário deste ano com inúmeras atividades em todo o mundo. Dia 3 de fevereiro será aberto o “The Porsche Effect” no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. Na Alemanha, a primeira exposição dos “70 anos de veículos desportivos da Porsche” estará aberta de 20 a 31 de março, no “DRIVE, Volkswagen Group Forum”, em Berlim.

“70 anos de veículos desportivos da Porsche”

O Museu Porsche também realizará as suas próprias ações de celebração do aniversário com uma exibição abrangente de exposições especiais no dia 9 de junho. No mesmo dia, a Porsche vai convidar os fãs para o “Dia dos veículos desportivos” em todos os seus Centros espalhados pelo mundo. Para o fim de semana de 16 e 17 de junho, o construtor de automóveis desportivos vai convidar funcionários, moradores de Zuffenhausen e potenciais clientes para uma festa pública no e em torno do Museu Porsche.

O “Festival da velocidade” realizado de 12 a 15 de julho, no circuito de Goodwood, no Reino Unido, também será palco de comemorações do aniversário, bem com a “Rennsport Reunion” na Califórnia, de 27 a 30 de setembro. As celebrações serão concluídas com o evento “Sound Night” que será realizado pela primeira vez na Porsche Arena, em Estugarda, a 13 de outubro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)