Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…

Os modelos com as mais excêntricas edições especiais

By on 19 Outubro, 2017

Uma edição especial é sempre algo muito sugestivo, pelo cunho de exclusividade e raridade que lhe está associado. Por isso, termos na nossa garagem um modelo com esse ‘rótulo’ é, em si, um motivo de orgulho. No entanto, as edições especiais podem ser tão belas quanto o seu oposto. Neste contexto, relembramos nove edições especiais de modelos que tocam precisamente neste segundo ponto e, em alguns casos, se caracterizam bastante pela estravagância. Conheça-as percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.

André Duarte

Citroen 2CV 007 Edition: como o próprio nome indica, o modelo é uma edição criada para dar enfâse à aparição do carro francês no filme de 1981, “007- Missão Ultra-Secreta”. No essencial destacava-se pelo chamativo amarelo, logótipos 007 e vários autocolantes de balas colados por toda a carroçaria.

Volkswagen Polo Harlequin: foi criado em 1995 e produzidas 1000 unidades. Porém, acabaram por ser vendidas quase quatro vezes mais. A decoração conjugava vermelho, verde, azul e amarelo. Desta forma a Volkswagen criou uma das edições mais chamativas da sua história. No ano seguinte repetiu o feito com o Golf.

Fiat Panda Cabrio Italia 90 by Maggiora: surgiu em 1990 numa alusão clara ao Campeonato do Mundo de Futebol disputado nesse ano precisamente em Itália. Estava também disponível na versão ‘normal’.

Fiat 500 Barbie Edition: criado em 2009 para assinalar os 50 anos da barbie, é daqueles casos que não há muito a dizer, o resultado está à vista, com um rosa choque utilizado especialmente nesta versão.

Fiat Panda 4X4 Antarctica: uma edição especial que em 2014 visava celebrar os 30 anos e 500.000 vendas do modelo. Destacava-se pelas ilustrações de pinguins nas portas.

Fiat Kung Fu Panda: esta é uma aposta recente da marca, apresentada no Salão de Genebra deste ano. Além da cor em si, o maior destaque está nos apoios de cabeça com a cara do próprio Kung Fu Panda.

Rover 200 BRM: em 1998 a Rover surgiu com uma versão especial – BRM – do seu 200. A carroçaria vinha no tom Brooklands Green e a grelha dianteira em laranja. Foram produzidas 1145 unidades.

smart fortwo edition by Jeremy Scott: o nome é de um designer que tem como imagem de marca a utilização de asas nas suas criações. Quando colocou mãos à obra num smart fortwo, o resultado ficou bem à vista. O modelo surgiu em 2013.

SsangYong Korando Sports DMZ: esta edição especial tem na designação DMZ (De-Militarised Zone – área entre a Coreia do Norte e do Sul) o motivo que lhe confere a cor. Na Coreia é utilizado como veículo militar e o responsável da marca no Reino Unido, Paul Williams, decidiu importar o conceito em 2016.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)