Os modos de condução são realmente úteis?

By on 10 Abril, 2019

Hoje em dia é comum um veículo surgir com vários modos de condução à disposição. Uma detalhe estimulante que nos faz ter a noção de ter um carro que pode assumir várias caras. Os nomes podem mudar ligeiramente entre marcas, mas de forma geral são: Eco; Comfort; Sport; Normal. Mas serão realmente úteis?

Na verdade, nos modelos de segmentos inferiores, A e B, que também apresentam menores potências, geralmente as diferenças são imperceptíveis. O modo Eco castra tenuemente uma performance que já de si, por razões óbvias, não é gritante, e o Sport dá-lhe imperceptivelmente mais alma. Mas a variação efetiva na resposta e comportamento de um carro, na verdade, é mais de aparência psicológica, pelas opções à escolha, que real. Há mudanças, mas em muitos casos nem se pressentem, ou não trazem diferenças significativas à condução.

É a partir do segmento C que já começamos a ter outro nível de carros e aí as coisas mudam. Obviamente que as potências dos modelos também interferem com isto (ndr.: fica a ressalva que também há modelos de segmentos superiores com baixas potências, e aí tal não se aplicará), mas é mais fácil encontrarmos carros em que ao experimentarmos o modo Eco, Normal e Sport, sintamos diferença na forma como o motor disponibiliza potência, como a direção endurece e, em alguns casos, o comportamento fica mais confortável ou dinâmico, consequência da afinação da suspensão também se alterar. É também nos segmentos superiores que um modo Comfort trás mais valias às viagens, tornando os carros efetivamente mais agradáveis ao corpo.

Em resposta ao título do presente artigo, e para quem procure um novo carro e dê importância a este ponto, em modelos de segmentos inferiores e com potências humildes, os modos de condução são simbólicos, já se caminharmos para carros de valores superiores, estas já podem ter uma atuação que faça diferença à condução, e se justifiquem em si como um argumento que pode pesar na balança.

É sempre importante fazer a ressalva de apresentarmos aqui uma visão de percepção generalizada, com as devidas exceções que poderão haver em marcas e modelos. Mas, de maneira genérica, esta é a realidade possível de encontrar na oferta no mercado nacional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment