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Os sistemas de assistência à condução de luxo

By on 21 Julho, 2017

Os sistemas se assistência à condução hoje incorporados nos veículos atingiram um tal ponto de evolução que provavelmente há uns bons anos não nos passaria pela cabeça. Pois bem, da nossa parte selecionámos alguns dos que, entre os muitos existentes, consideramos serem um luxo, por algumas particularidades que apresentam e que os fazem destacar-se de toda a panóplia tecnológica que pulula no mundo automóvel – Percorra a galeria acima ou veja os tópicos em baixo.

André Duarte

Assistente de direção e de faixa com assistente de condução em trânsito: é um sistema que presta apoio à condução mantendo o veículo no centro da faixa de rodagem, regulando-se pelas linhas divisórias da faixa de rodagem e pela viatura que segue à frente. Mantém automaticamente a distância pré-definida para o veículo que segue à frente e regula automaticamente a velocidade até à imobilização, se necessário.

 

Assistente de faixa com proteção ativa contra colisões laterais: é talvez o mais comum da lista e muito semelhante ao anterior, mas uma grande ajuda no apoio à condução, interferindo ativamente nesta de modo a evitar uma saída involuntária da faixa, bem como colisões com objetos na zona lateral do veículo. Se o sistema de aviso de embate na traseira estiver ativado e o veículo que segue à frente travar, o veículo reage imediatamente através de sinais acústicos e de travagens e, finalmente, através de uma travagem a fundo.

Controlo de estacionamento à distância: um pequeno luxo que nos permite colocar ou retirar um carro do estacionamento estando fora dele. Parece impossível? De facto deixa quem vê boquiaberto, mas é bem real. Revela-se muito útil, principalmente em espaços apertados, contribuindo para que não nos preocupemos em deixar espaço para abrir a porta, por exemplo. Estando no exterior do veículo, o condutor, através da chave inteligente, controla a manobra de estacionamento. O carro tem de ser colocado em frente do espaço em que tencionamos estacionar, sendo que a manobra pode ser interrompida a todo o momento, bastando para isso que larguemos os botões da chave inteligente para imobilizar de imediato o veículo.

Controlo por gestos: é daqueles que impressiona quem segue connosco. Com este sistema podemos realizar várias funções, como o próprio nome indica, através de um simples gesto, como passar o dedo pelo ecrã ou indicar com o dedo, movimentos que são identificados na área de reconhecimento, na zona superior da consola central, acionando a respetiva função, por exemplo, aceitar ou rejeitar telefonemas. Sem dúvida uma maravilha dos tempos modernos.

Sistema Surround View: dá-nos uma visão completa do meio envolvente, através de um conjunto de câmaras: vista panorâmica, Top View e visualização tridimensional. Cada uma delas exerce uma função específica: Top view – informa sobre o trânsito atrás do nosso veículo e permite-nos visualizar por cima da zona das portas e da faixa de rodagem na zona lateral do veículo, algo que facilita em manobras de estacionamento; visão 3D – ajuda também em estacionamento, através de uma visão tridimensional do espaço; câmara panorâmica – à semelhança da anterior, é uma ‘boa amiga’ em matéria de estacionamento, no caso, em zonas de fraca visibilidade ou nos cruzamentos.

Night Vision com reconhecimento de pessoas: através de uma câmara de infravermelhos montada na frente do veículo, as imagens da periferia do veículo são projetadas no painel de instrumentos. O alcance pode variar de marca para marca – mas falamos de uma distância que pode rondar os 300 metros – e permite reconhecer pessoas ou animais. Quando há risco de colisão o condutor é alertado através de um símbolo vermelho intermitente (animal ou pessoa) e de um sinal acústico e os travões ‘assumem’ a possibilidade de se poder fazer uma travagem de emergência. O sistema é muito útil quando, por exemplo, nos cruzamos com pessoas a circular na berma da estrada durante a noite sem qualquer tipo de equipamento que as sinalize.

Nota: os sistemas podem ser comuns a várias marcas/modelos no conceito, mas variarem em algumas características de funcionamento e no nome adotado por cada fabricante

 

 

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