Huayra R simulator: O novo simulador da Pagani
Pagani Huayra R Evo: Uma mistura de arte e performance

Pagani Huayra Codalunga foi inspirado na elegância dos desportivos mais clássicos

By on 20 Junho, 2022

A marca de Horacio Pagani acaba de nos mostrar uma nova interpretação do Huayra, inspirada nos modelos mais clássicos e nos construtores de carroçaria dos anos 60.

Tal como diversas outras marcas mais luxuosas no mundo dos automóveis, também a Pagani tem um departamento dedicado aos clientes que desejam algo ainda mais exclusivo do que simplesmente ter um Pagani. Chama-se Pagani Grandi Complicazioni e inclui a equipa responsável por criar modelos como este novo Huayra Codalunga, ou cauda longa. É uma edição limitada de apenas cinco unidades, construída em colaboração direta com os seus proprietários, estando, por isso, completamente esgotada. Mesmo com um preço base em torno dos sete milhões de euros, antes de impostos.

A base de inspiração para o novo Codalunga está nas carroçarias construídas artesanalmente nos anos 60, em que eram privilegiadas as secções traseiras mais longas, tal como nos modelos das 24 horas de LeMans e isentas de traços mais agressivos, como se tivessem sido esculpidas apenas pelo vento. Na altura, os painéis da carroçaria eram produzidos artesanalmente em alumínio, mas hoje, a Pagani já consegue produzir peças em materiais compósitos, com o mesmo nível de elegância das peças artesanais, obtendo o resultado desejado em termos de design de uma forma mais precisa.

A cobertura do motor tem uma enorme área de 3,7 metros quadrados e mede mais 36 centímetros de comprimento do que a do Huayra Coupé. E lá mesmo atrás, a ausência da característica grelha, permite-nos apreciar o sistema de escape produzido em titânio, que pesa apenas 4,4 quilos e produz uma sinfonia única que, segundo a Pagani, serve de tributo à enorme paixão automóvel.

Por baixo desta enorme cobertura, está um igualmente melódico V12 de seis litros, capaz de produzir 840 cavalos de potência às 5.900 rpm e um binário de 1.100 Nm nesta versão especial do Codalunga. Depois de incluídos os novos painéis, o sistema de escape e outros elementos, o resultado é um modelo apaixonante com apenas 1.280 quilos de peso e uma aerodinâmica melhorada.

Por dentro, o Huayra Codalunga mantém a simplicidade das linhas dos modelos desportivos dos anos 60, com diversos elementos produzidos a partir de uma peça metálica única e esculpidos da mesma forma artesanal dos modelos da altura. E depois, para tornar o Codalunga ainda mais especial, estão também presentes diversos acabamentos em pele e detalhes como apenas a mente de Horacio Pagani parece conseguir imaginar.

Decidimos utilizar o estilo linear simples do Huayra Coupé como ponto de partida. Tornámos o Codalunga mais longo e suave, como se tivesse sido acariciado e moldado pelo vento, para desenhar linhas ainda mais elegantes do que o coupé. Inspirámo-nos nas longas caudas dos anos 60 que correram em Le Mans, que tinham linhas muito limpas. O Huayra Codalunga compreende muito poucos elementos essenciais; retirámos em vez de acrescentarmos. Simplificar não é nada simples, e este veículo é, acima de tudo, o resultado de uma complexa perseguição de ideias simples”.

Horacio Pagani, Fundador e Chief Designer da Pagani Automobili

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)