Peugeot 408 representa uma nova proposta em termos de formato e estilo

By on 2 Dezembro, 2022

Depois de nos ter surpreendido com o 308, a Peugeot libertou todo o potencial do estilo estreado com este modelo e foi criado um novo 408, ainda mais surpreendente e uma estreia para a marca francesa.

Se nas primeiras imagens divulgadas o Peugeot 408 não parecia ser muito diferente, a revelação do conjunto completo trouxe uma boa surpresa. O novo modelo da marca francesa conta com um formato fastback em que a Peugeot nunca tinha apostado e destaca-se por uma silhueta muito bem conseguida e que nos mostra o potencial dos traços estreados com o 308.

Ângulos bastante vincados e formas bem definidas, dissimulam um conjunto que fica encaixado entre um comum familiar e um SUV, mas totalmente direcionado para o topo do segmento C. A grelha frontal com o novo logótipo da marca em grande destaque está pintada na mesma cor da carroçaria e nas laterais, claro que não podiam faltar as presas do leão, que são agora a identificação visual dos modelos da marca e as luzes de condução diurna. E para percebermos as dimensões deste modelo, podemos referir que as jantes têm uma medida de 20 polegadas, além de um desenho igualmente original.

Dos 4,69 metros de comprimento, 2,79 estão na distância entre eixos, deixando antever um espaço a bordo generoso, sendo que a marca anuncia uma medida de 188 milímetros no espaço disponível para as pernas de quem viaja lá atrás. E na bagageira, estão disponíveis 536 litros de capacidade. No lugar de maior destaque, ao volante do 408, encontramos a mais recente geração do i-Cockpit, que mantem um volante de diâmetro mais reduzido e o painel de instrumentos numa posição sobrelevada. E na consola central, a disposição dos monitores existentes, um principal e outro com teclas de acesso direto às funções mais utilizadas, é também muito semelhante à configuração que conhecemos no 308.

As primeiras unidades do novo Peugeot 408 têm a sua chegada agendada para o final deste ano, com uma gama dividida por três soluções de motorização, sendo que duas delas são híbridas plug-in. A versão base equipada com a motorização 1.2 PureTech de 130 cavalos e com o nível de equipamento Allure tem um preço de 35.800 euros. Já no que diz respeito às opções híbridas, com sistemas de 180 e 225 cavalos, o valor base é de 44.600 euros. Os três níveis de equipamento disponíveis (Allure, Allure Pack e GT) distinguem-se da seguinte forma:

Allure: Ar condicionado automático bi-zona e Air Quality System, Alerta ativo de transposição involuntária de linha, Comutação automática de luzes de máximos, Ligação mãos-livres, Mirror Screen sem fios, Navegação conectada com touchscreen de 10” e i-Toggles, virtuais e personalizáveis, Reconhecimento de voz natural, Pack Safety Plus: Active Safety Brake controlado por câmara (versão térmica), Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão Plug-in Hybrid), Para-brisas laminado e acústico, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10’’ personalizável, Faróis Peugeot LED Technology, Reconhecimento alargado de sinais de trânsito, (versão Plug-in Hybrid), Smart Multidrive: Iluminação ambiente (8 cores), Visio Park 1 (câmara de marcha-atrás) e sensores traseiros de estacionamento, Vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurecidos.

Allure Pack (equipamento adicional ao Allure): Acesso e ligação mãos-livres, Ajuda ao estacionamento dianteiro, Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão térmica), Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (versão térmica), Pack Rear traffic detection: Vigilância do ângulo morto de longo alcance e alerta de tráfego traseiro transversal, Vidros dianteiros laminados e acústicos.

GT (equipamento adicional ao Allure Pack): Clean Cabin; Driver Sport Pack, Portão traseiro motorizado « Easy Open », Peugeot Connect SOS & Assistance (E-call+), Pack Drive Assist Plus: Condução semiautónoma (nível 2) com Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go e ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital 3D de 10’’  personalizável, Faróis Matrix LED Technology, Estofos em Couro / Alcantara® / tecido Fraxx Knit, Volante em couro perfurado e aquecido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)