Peugeot revela interior do novo e-5008
Dacia Sandero foi o modelo mais vendido em janeiro. VW Golf e Peugeot 208 no top 3

Peugeot e-Rifter: A mais recente adição à gama elétrica do Leão

By on 7 Novembro, 2023

Com 9 veículos de passageiros elétricos e 3 veículos comerciais ligeiros elétricos, a Peugeot quer disponibilizar a mais vasta de gama de elétricos de todos os construtores europeus e o novo e-Rifter vem juntar-se à ofensiva elétrica da marca francesa.

O novo E-RIFTER está disponível em 2 versões, com 5 e 7 lugares em cada um dos dois comprimentos: Standard (4,40 m) e Longo (4,75 m). Este último acrescenta comprimento tanto em termos de distância entre eixos como das projeções, para uma habitabilidade ainda maior. Localizadas sob o piso, as baterias do E-RIFTER não têm qualquer impacto no volume interior do veículo. A bagageira oferece um espaço de
carga que varia entre 775 litros sob a prateleira da bagageira para a versão de 5 lugares no comprimento Standard e 4.000 litros sob o tejadilho com todos os bancos rebatidos no E-RIFTER Long. O espaço de arrumação é muito amplo, podendo atingir 186 litros consoante a versão. O transporte de objetos longos é facilitado pelo banco do passageiro dianteiro, que se rebate no chão.

O trabalho feito sobre a eficiência global do veículo permitiu manter os níveis de desempenho – 135 km/h de velocidade máxima, 0 a 100 km/h em 11,2 segundos – ao mesmo tempo que melhorou a autonomia, que agora é de até 320 km (ciclo combinado WLTP atualmente em certificação), com uma potência máxima de 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 270 Nm. Estão sempre disponíveis três modos de condução: Eco para maximizar a autonomia, Power para o máximo desempenho a plena carga e Normal. Para a recuperação de energia, há um sistema de travagem regenerativa, com três níveis de regeneração, utilizando as patilhas situadas atrás do volante. Vem também equipado com bomba de calor. Com um carregador de bordo de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW, o e-Rifter permite recarregar eficazmente os 50 kWh de potência utilizável da bateria, independentemente da infraestrutura disponível. O carregamento em corrente contínua está disponível até 100 kW.

Os tempos de recarga estimados são:
Num ponto de carregamento público de 100 kW: 30 minutos (recarga de 0 a 80%).
Numa wall box de 11 kW: recarga completa com o carregador de 11 kW em 5 horas.
Numa wall box de 7,4 kW: carga completa com o carregador de 7 kW em 7h30.
Numa tomada doméstica reforçada de 16A: carga completa em 15 horas.

Quanto ao equipamento, oferece um ecrã tátil central a cores HD de 10 polegadas para controlar o sistema de informação conectado. O sistema Peugeot i-Connect® oferece uma conectividade abrangente e altamente reativa graças a uma função de espelhamento sem fios (Apple CarPlay/Android Auto). A experiência tecnológica fica completa com o opcional Peugeot i-Connect® Advanced, que também inclui navegação conectada TomTom de alto desempenho. As atualizações do sistema são efetuadas “over the air”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)