O Grupo VW prevê um abrandamento do crescimento das vendas
Stellantis na liderança das vendas em fevereiro

Peugeot, Renault e Volkswagen no pódio das vendas de ligeiros de passageiros, Dacia muito perto

By on 3 Maio, 2023

No mês de abril de 2023 foram matriculados em Portugal 16.107 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, menos 23,9 por cento que no mesmo mês do ano de 2019.

Em comparação com abril de 2022 o mercado registou um aumento de 29,1 por cento.

Como se sabe, 2022 foi um ano marcado pela escassez de semi-condutores, pelo que as entregas de carros novos diminuíram muito por falta desse material, o que torna a comparação com 2022, enganadora.

Por isso a comparação é feita com 2019, pré-pandemia, quando o mercado estava ‘normal’.

De janeiro a abril de 2023 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 68.298 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 15,5 por cento relativamente a período homólogo de 2019. Em comparação com o primeiro quadrimestre de 2022, o mercado registou um acréscimo de 44,2 por cento.

Olhando para o detalhe da tabela, concluímos que a Peugeot se mantém como a marca que mais carros vende, quer seja no mês de abril, como no acumulado do ano, entre janeiro e abril, o que lhe permite uma quota de mercado nos automóveis ligeiros de passageiros de 11,22%, muito ligeiramente abaixo do que tinha há um ano. A Peugeot é a única marca com uma quota de dois dígitos.

Mas há outros detalhes curiosos. Por exemplo, sendo naturias variações muito positivas face ao mesmo período do ano passado, o que dizer, por exemplo da Tesla que vendeu mais 327% que nos mesmo período de 2022, se bem que os números da Volkswagen, Dacia, Opel, Ford ou Mazda são todos muito positivos, pois a variação fica acima de 100% nas suas vendas quando o mercado cresceu ‘apenas’ 44.2%.

Peugeot, Renault, Volkswagen, Dacia serem as quatro primeiras que mais automóveis ligeiros de passageiros venderam não é estranho, mas a Mercedes-Benz e BMW colocarem-se logo a seguir na frente da Toyota é que já espanta um pouco mais. Claro que há sempre muitos fatores que que influenciam quando se tratam de períodos, porque depende muito do ‘timing’ das marcas colocarem carros novos no mercado, especialmente os que mais vendem. É lógico que tudo isso influencia os números. Mais em baixo pode ver a tabela do mês anterior e ver as evoluções…

ACAP – janeiro/abril – automóveis ligeiros de passageiros
ACAP – janeiro/março – automóveis ligeiros de passageiros
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)