Peugeot ‘soma e segue’ na liderança do mercado automóvel português

By on 5 Outubro, 2023

A timing da colocação de novos carros no mercado leva aos altos e baixos das vendas, de todas as marcas, mas ficar por lá muito tempo é sinal de algo diferente. É o que sucede no mercado portugês, como em todos os mercados mundiais de veículos. Concluído o terceiro trimestre de 2023, a Peugeot reforçou a liderança do mercado automóvel nacional, ao vender nos primeiros nove meses do ano 20.789 automóveis de Passageiros e Comerciais Ligeiros, aumentando a sua quota de mercado para 12,0% contra 11,8% há um ano (crescimento das vendas de 33,9%) (Dados ACAP). À entrada do último trimestre do ano, a Peugeot é a marca mais vendida, com mais de 6.000 automóveis de diferença para a segunda classificada, a Renault.

No mercado de Veículos de Passageiros, a liderança é também da Peugeot. Decorridos os primeiros nove meses de 2023, a marca comercializou 17.253 unidades(+ 35,6%) e elevou a quota de mercado para 11,3% (era de 11,1% no período homólogo do ano passado).

Todos best-sellers, os modelos que mais contribuem para a preferência dos portugueses pela Peugeot são o 2008 – cuja nova geração acaba de ser lançada em Portugal – com 5.674 unidades vendidas entre janeiro e setembro, o 208, com 5.312 vendas, e o 308 é o terceiro modelo Peugeot mais vendido do mercado de automóveis de passageiros com 2.582 matrículas. Ainda este ano, os novos 308 e 308 SW verão reforçada a sua oferta com o lançamento das versões 100% elétricas.

A Peugeot é, também,a marca líder nas vendas entre os Comerciais Ligeiros, com 3.536 unidades entregues aos seus clientes profissionais. A quota da marca neste mercado subiu para 17,5%, contra os 16,5% registados no acumulado a esta altura em 2022. O Peugeot Partner mantém-se inalcançável entre os seus pares, registando, à data, um acumulado de 3.128 viaturas comercializadas.

Num mercado eletrificado (100% elétricos + Híbridos plug-in) que representa já 27% das vendas de automóveis em Portugal, a Peugeot mantém o foco na eletrificação e aposta numa gama eletrificada que não pára de evoluir.

A marca volta a demonstrar a sua posição de referência como líder na eletrificação entre os construtores generalistas, e em setembro mais de 1 em cada 4 Peugeot vendidos em Portugal foram LEV (Elétricos a bateria e Plug-in Hybrids).

A Peugeot mantém-se como primeira marca generalista no ranking de vendas nacional, no mercado de baixas emissões LEV (BEV+PHEV), tendo registado, à data, um volume de 4.159 viaturas, com uma quota de 8,9%).

Na vertente BEV, a Peugeot reforça o seu estatuto de líder do mercado generalista em VP + VCL, posicionando-se, também, como a segunda marca mais vendida em termos absolutos. Conta, à data, com um acumulado de 2.576 viaturas vendidas, para uma quota de 9,4%.

É igualmente a líder generalista no mercado VP-BEV, somando 2.050 viaturas, e a líder absoluta no mercado VCL 100% elétrico, com uma quota de 29,6% e um volume de 526 veículos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)