Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos
Lotus Emeya: O novo GT Elétrico

Phil Popham é o novo CEO da Lotus Sports Cars

By on 14 Setembro, 2018

Ex-CEO da Jaguar Land Rover e até agora CEO da Sunseeker, empresa de barcos de recreio, Phil Popham foi nomeado Ceo da Lotus Sports Cars.

O britânico terá o papel de servir como vice-presidente de operações comerciais do grupo Lotus e CEO da Lotus Sports Cars, reportando diretamente a Feng Qingfeng, o veterano CEO da Geely e CEO do grupo Lotus, empresa chinesa que detém a Volvo e, agora, o grupo Lotus.

Phil Popham entra para o lugar de Jean-Marc Gales, que saiu da companhia em junho, estando baseado em Hethel, a célebre sede da Lotus e será responsável pela gestão quotidiana e da estratégia da Lotus Sports Cars, com Feng Qingfeng a observar do seu quartel general na China. Um pouco como sucedeu na Volvo.

Sobre esta nomeação, Phil Popham referiu que “passeia a minha vida toda trabalhando com marcas de luxo, tecnológicas e pioneiras como a Lotus, com uma história formidável. Estou ansioso para fazer parte da recuperação da marca e liderar uma equipa que nos vai levar a um crescimento sustentado no futuro.”

Não custa muito perceber que a Lotus vai crescer, e bem, no futuro, pois a Geely fez o mesmo com a Volvo e a marca sueca está entre as melhores. Já se sabe que a Lotus tem em marcha um plano ambicioso e estará, já, em testes, com um SUV estando próximo de iniciar a fase de ensaios vários outros modelos. As sinergias com a Volvo serão muitas e as duas marcas poderão, mesmo, caminhar lado a lado.

Seja como for, Phil Popham, em entrevista dada ao Financial Times, referiu que “o futuro da gama da Lotus tem de respeitar aquilo que é a definição da marca e sobre aquilo que ela defende há décadas.” E sim, é verdade, “estamos a equacionar um regresso á competição pois a marca tem uma história famosa nesse ambiente”, mas não será para breve, pois a Lotus pode estar a apostar no cinema e no regresso aos filmes de James Bond. Recordar que o mais famoso espião britânico conduziu o Lotus Esprit nos filme 007 – Missão Ultrasecreta e 007 – O Agente Irresistivel, protagonizados por Roger Moore.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)