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Pininfarina, madeira e Ferrari…

By on 12 Dezembro, 2017

A relação entre a Ferrari e a Pininfarina vem de longa data. Ícones que se cruzaram laboralmente em vários modelos. Como em tudo, a tecnologia veio alterar as relações dos processos produtivos, aos quais Ferrari e Pininfarina não são naturalmente alheios. Se hoje podemos entender que ambas as ‘casas’ se munem dos melhores equipamentos de ponta, outrora essa vanguarda estava… na madeira. Nesse sentido, aqui deixamos uma curiosidade precisamente sobre essa relação – descubra-a percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.

André Duarte

Fonte: Design Museum, London – Ferrari: Under the Skin

A Pininfarina fez vários modelos esboçados primeiramente em maquetes de madeira em tamanho real. O objetivo era, primeiro que tudo, ter-se a perceção à escala real do que determinado veículo viria a ser;

Estes exemplares eram considerados modelos referência e de medição para a construção futura da carroçaria;

A conceção de modelos em madeira era usual para veículos produzidos à mão que constituíam naturalmente pequenas produções;

 

Quando as produções de modelos Ferrari passaram a assumir uma larga escala, estes exemplares em madeira foram substituídos por desenhos. Para tal, a marca passou a contar com máquinas que imprimiam painéis em grandes quantidades;

No exemplo em questão, falamos de um Ferrari 365 P de 1966 – motor em posição central traseira, V12, 4390 cc; 380 cv às 7200 rpm; 300 km/h de velocidade máxima; 850 kg; três lugares, com o do condutor colocado em posição central, tanto na versão de competição como de estrada;

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