PNEUS PIRELLI P ZERO ELECT PARA O NOVO LAMBORGHINI URUS SE
PIRELLI NA TIRE COLOGNE PARA DESVENDAR NOVOS PRODUTOS E APRESENTAR AS SUAS INOVAÇÕES E O PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

Pirelli abre simulador de condução no Centro de Desenvolvimento Virtual

By on 16 Dezembro, 2023

A Pirelli está prestes a alcançar um novo marco significativo no desenvolvimento de pneus com a abertura do Centro de Desenvolvimento Virtual (CDV), na sua unidade de Breuberg, em Hesse, que emprega cerca de 2.500 pessoas, incluindo 250 engenheiros de desenvolvimento. O CDV, que representa um novo passo no crescimento da Pirelli na Alemanha, permite que o fabricante de pneus Premium desenvolva e teste os seus produtos de forma virtual.

Este progresso traduz-se em vantagens consideráveis para a Pirelli e para os seus clientes OE da indústria automóvel, permitindo reduzir o tempo de desenvolvimento em até 30% e a reduzir também a quantidade de protótipos físicos na mesma percentagem. Não se trata apenas de economizar tempo e dinheiro, isto porque permitirá à empresa uma contribuição significativa para uma produção ainda mais sustentável.

A Pirelli estabeleceu para si mesma a meta de alcançar uma produção neutra em CO2 até 2030. Além disso, o simulador de condução, como parte do processo de desenvolvimento virtual de pneus, permite à Pirelli obter resultados cada vez mais precisos em comparação com os métodos tradicionais, sendo um meio de alcançar respostas cada vez mais alinhadas com as exigências dos fabricantes automóveis.

“No nosso CDV, podemos desenvolver pneus para carros que ainda não existem no mundo real, mas que nos são fornecidos pelos fabricantes de automóveis na forma de modelos digitais”, explicou Thomas Michel, Diretor Tecnológico da Pirelli Alemanha. “A inteligência artificial (IA) e as redes neurais desempenham um papel importante neste desenvolvimento inovador de pneus. Isso ocorre porque as tecnologias aceleram enormemente o desenvolvimento de modelos virtuais de pneus. O que costumava levar horas ou até dias agora é concluído em apenas alguns segundos. É uma espécie de fábrica virtual de pneus.”

Os engenheiros da Pirelli podem inserir versões virtuais de todos os modelos de veículos fornecidos pelos fabricantes de automóveis no simulador. Os test drives começam com os modelos de pneus virtuais. Os engenheiros observam como o comportamento do veículo é afetado ou deveria ser afetado pelas mudanças de direção, aceleração e travagem no veículo virtual. “O CDV, incluindo o simulador, suporta todas as fases do projeto virtual para os fabricantes de automóveis alemães”, enfatiza Florian Waffenschmidt, chefe do CDV. “Testamos virtualmente os pneus para motores de combustão, bem como os nossos pneus com tecnologia Elect para carros elétricos e híbridos plug-in”.

Com o Centro de Desenvolvimento Virtual e o seu simulador de condução estático, a Pirelli destaca o seu papel como líder em inovação na indústria de pneus, na sua unidade na Alemanha. A combinação de simulação de alta tecnologia, inteligência artificial e engenharia especializada abrem caminho para a Pirelli entrar numa nova era de mobilidade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)