Pirelli apresenta o P Zero e, o pneu desportivo de referência em tecnologia e sustentabilidade

By on 14 Julho, 2023

A Pirelli apresenta o P Zero E, um novo modelo que integra as mais recentes inovações tecnológicas da marca ao serviço da mobilidade eletrificada e sustentável. É o primeiro pneu UHP do mercado produzido com mais de 55% de materiais de origem natural ou reciclada* e que possui um triplo A na etiqueta energética da UE em toda a gama, além de possuir um desempenho constante desde o primeiro até ao último quilómetro de vida útil. Além disso, o desenvolvimento específico para veículos BEV, destacado pela presença da marcação Elect no flanco de todos os tamanhos P Zero E, permitiu obter baixos níveis de resistência ao rolamento e de ruído. Outra importante novidade deste produto é a estreia da tecnologia Run Forward, uma nova proposta da Pirelli que permite continuar a conduzir em caso de furo, até chegar à oficina especializada mais próxima.

O design deste pneu foi realizado com recurso a técnicas avançadas de virtualização, baseadas na realidade virtual e de desenvolvimento em rede, além de simuladores de condução. O departamento de I+D da Pirelli utilizou os mais avançados sistemas de machine learning como um recurso para prever o desempenho dos pneus em várias situações de condução, muito antes de produzir o primeiro protótipo. Estes sistemas de simulação permitem antecipar comportamentos com base em desenvolvimentos anteriores, procurando sempre as soluções mais eficazes.

O PRIMEIRO UHP COM MAIS DE 55% DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS*

Graças aos anos dedicados à pesquisa de novos materiais e a uma seleção criteriosa dos seus fornecedores, a Pirelli produziu, pela primeira vez, um pneu de alto desempenho com mais de 55% de materiais de origem natural e reciclada, em toda a linha de lançamento, como certificado pela Bureau Veritas, líder mundial em serviços de verificação e certificação de qualidade, meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social (referência ISO14021). O principal desafio para a divisão de P&D da Pirelli tem sido combinar a sustentabilidade com o alto desempenho inerente a todos os pneus UHP. A experiência com este desenvolvimento, sem dúvida, abrirá as portas para futuros produtos da marca exibirem um logotipo específico no flanco, começando com o P Zero E. A Pirelli estudou, também com validação do Bureau Veritas, o ciclo de vida do P Zero E, evidenciando, entre outros aspetos, uma redução de 24% nas emissões de CO2 em relação a um pneu Pirelli da geração anterior. De facto, o grau de atenção aos materiais utilizados tem tido como benefício associado a redução do número de matérias-primas de origem fóssil ou mineral, grande parte delas substituídas por outras de origem natural e reciclada (-12 kg face a um conjunto de pneus padrão P Zero de dimensões idênticas).

O ÚNICO UHP COM TRIPLO ‘A’ EM TODA A GAMA

O P Zero E obteve a classificação mais alta (A) em todos os parâmetros da etiqueta energética da UE, em toda a gama. A utilização de misturas específicas (Rolling Reduction Compounds) permitiu reduzir a resistência ao rolamento, o que beneficia a autonomia da bateria e reduzindo o desgaste, o que prolonga a vida útil do pneu. Os compostos também desempenham um papel fundamental no controlo do veículo em diversas situações ao volante, principalmente durante eventos de travagem em estradas molhadas.

Outra área de desenvolvimento que contou com trabalho específico para atingir o objetivo do triplo A foi a conceção da banda de rodagem, projetada com recurso a técnicas de virtualização e simulação derivadas do automobilismo. Desde logo, a sua rigidez é muito elevada, para suportar a fase de entrega do binário, que pode ser elevado no caso de o veículo ser movido por um motor elétrico, contando ainda com uma otimização da posição e das dimensões das nervuras, caracterizadas por uma nova forma, com ângulos arredondados, que tem a função de reduzir o ruído.

PACOTE DE TECNOLOGIA PIRELLI ELECT EM TODA A GAMA

A gama P Zero E conta na sua totalidade com a marcação Elect, que identifica o conjunto de tecnologias desenvolvidas pela Pirelli que se adaptam às características dos carros eletrificados. Em comparação com modelos semelhantes com motorização tradicional, estes veículos têm um peso superior e um binário muito elevado que é entregue imediatamente às rodas. A tecnologia Pirelli Elect oferece o apoio necessário para melhorar o desempenho desses veículos, sem comprometer a durabilidade do pneu. A mecânica elétrica envolve ainda dois outros aspetos a ter em conta na escolha de um pneu: o ruído, tanto no interior como no exterior do habitáculo, e a autonomia.

NOVA TECNOLOGIA PIRELLI RUNFORWARD

A nova tecnologia Pirelli RunForward, que se estreia com o P Zero E, tem a função de manter o controlo do carro, em caso de furo, e permitir que o condutor não interrompa a marcha até chegar à oficina mais próxima. Este sistema é composto por dois reforços laterais, diferentes no lado interno e externo, que garantem a capacidade de suportar a borracha e percorrer até 40 km a uma velocidade máxima de 80 km/h com pressão zero****. As simulações da dinâmica do veículo permitiram otimizar a posição e as geometrias dos reforços estruturais para garantir a resistência ao conduzir com um furo, sem comprometer a classificação A em resistência ao rolamento. Desta forma, a estrutura e as

misturas dos pneus com a tecnologia Pirelli RunForward proporcionam um nível de conforto dinâmico e acústico comparável ao de um pneu tradicional, mantendo os baixos níveis de resistência ao rolamento. Esta tecnologia foi desenvolvida especificamente para carros BEV, que exigem pneus mais silenciosos e que, muitas vezes, não possuem pneu sobresselente, devido às baterias. Outra vantagem associada ao Pirelli RunForward é que ele não requer pneus especiais.

O novo Pirelli P Zero E terá uma gama inicial de 17 tamanhos e chegará ao mercado de reposição a partir do segundo semestre de 2023. Até lá, já se encontram em fase de desenvolvimento versões específicas de equipamento original para alguns modelos de empresas Premium e Prestige que serão anunciados nos próximos meses.

  • Graças à combinação de segregação física e foco no equilíbrio de massas. Dependendo da medida, a gama de materiais de base biológica e reciclados é de 29-31% e 25-27%, respetivamente. Os materiais de origem biológica são a borracha natural, reforços têxteis, aditivos bioquímicos, bioresinas e lignina. Os materiais reciclados são reforços de metal, produtos químicos e borracha sintética, sílica e negro de fumo. Tudo de acordo com o ISO 14021.

    ** Medida 235/45R18 (IP 42865) vs. a mesma medida da geração anterior do produto (PZ4 com o código IP 27429) de acordo com o ISO 14067 e ISO 14026, verificada pela Bureau Veritas.

*** P Zero E 235/45R18 (código IP 42865) em relação ao mesmo tamanho do produto da geração anterior (PZ4 código IP 27429).

**** Testes internos da Pirelli. Os pneus com tecnologia RunForward completaram com sucesso 40 km com pressão 0. Os testes foram realizados com o pneu mais requisitado, nas seguintes circunstâncias:

  • Medidas: 235/40R1996Y XL, 235/45R18 98W XL, 255/45R19 104Y XL;
  • Peso no pneu: até 627 kg;
  • Peso do veículo: até 2.186 kg.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)