PIRELLI APRESENTA ON THE ROAD, O CALENDÁRIO 2022 DE BRYAN ADAMS

By on 30 Novembro, 2021

O artista canadiano dedicou uma música ao calendário que contará com um lugar de destaque no seu novo álbum. TheCal está de regresso no ano que marca o 150º aniversário da Pirelli.

Uma capa de vinil LP que não contém um disco, mas o Calendário Pirelli de 2022. Intitulado de On the Road e fotografado por Bryan Adams, o mítico calendário, que regressa após uma interrupção devido à pandemia de Covid-19, é uma celebração das estrelas da música internacional, desde 1960 até ao presente. Um regresso especial, já que o mesmo coincide com o 150º aniversário da Pirelli. A marca italiana revelou o logotipo de comemoração desse marco TheCal™ ao mesmo tempo que desvendou a edição de 2022 do famigerado calendário. Mas as novidades não se ficam por aqui, o formato da apresentação também sofreu alterações e tomará a forma de evento digital, aberto a todos, a partir das 20h de hoje, 29 de novembro, no site www.pirelli.com

Bryan Adams transportou a sua carreira musical e fotográfica, com mais de 20 anos, em On the Road, onde retrata a vida de um artista em digressão. Este será também o título da música composta pelo canadiano em homenagem ao Calendário Pirelli, que será incluída no seu próximo álbum.

-Qual é a ideia que inspirou o Calendário Pirelli 2022?

  • Tentei transmitir a ideia de uma viagem na vida de um verdadeiro artista, através de uma perspetiva criativa. Uma das coisas que caracteriza os fotógrafos é que eles não querem que as coisas sejam convencionais. O que quer é que a imagem seja algo memorável, e é exatamente isso que tentei fazer.

-Como surgiu o tema ‘On the road’?
-Não foi muito difícil, para ser sincero, porque é o que tenho feito nos últimos 45 anos. Quando o propus, pensei que já devia ter sido feito antes, porque é algo muito óbvio. Imediatamente pensei que haveria uma boa simbiose entre músicos que viajam e uma empresa que fabrica pneus. Faz sentido do meu ponto de vista. E a Pirelli também gostou.

-Pode descrever como conta a história de viajar, interpretar e estar na estrada através da fotografia?
-Seria muito, muito difícil resumir tudo o que acontece na estrada em alguns dias. O que tentei foi representar alguns dos seus aspetos. Por exemplo, os músicos nunca veem fachada do prédio em que atuam, mas sim os fundos, a porta do palco, os bastidores e o porão da instalação… vais da porta do palco até à porta do carro, e daí vais para a porta do hotel, da porta do comboio para a porta do autocarro… Resumidamente, são um monte de portas, mas o segredo é que estás sempre a viajar.

-Esta é a primeira vez que o Calendário se aventura pelo mundo da música e dos músicos desta forma e, como fotógrafo e cantor, tem uma posição ideal. Pode falar-nos sobre isso?
-Estou orgulhoso de unir essas duas facetas e que de as relacionar num ambiente que eu compreendo. Para mim, pessoalmente, tem sido um prazer trabalhar juntamente com outros músicos e poder entrar, de forma breve, nos seus mundos e ver como eles agem porque, como vocês sabem, tudo mudou muito e a imagem passou a ser parte essencial da música de hoje. Nos nossos tempos, um artista pode variar completamente a forma como quer ser representado com uma simples fotografia, sozinho, com controlo total … Isto é especialmente interessante do ponto de vista fotográfico e artístico para os intérpretes.

-O que quis transmitir com as suas fotos?
-Espero que aqueles que as vão ver gostem da fantasia e da realidade que retratam. É um corte transversal do que poderia ter acontecido e que, infelizmente, não cabe no espaço disponibilizado … há que pensar que seria necessário um livro completo para cada músico, de modo a contar a história completa. Portanto, o que oferecemos é um olhar para cada artista.

  • Qual é a sua melhor lembrança na estrada?
  • Há uma citação, do filme Apocalypse Now, acho, em que um soldado fala sobre o que significa estar na selva, e que todos os dias ele está naquele ambiente e quer ir para casa, mas, da mesma forma, todos os dias o que acontecia quando estava em casa era querer estar na selva. Isso é um pouco o que acontece com os músicos. És mordido por um inseto quando vives tudo pela primeira vez e, a partir daí, só queres repetir e repetir mais uma vez.

-O que significa para si viajar?
-Viajar tem sido a minha vida e não consigo pensar numa maneira de explicar isso. É como ter outra família da qual se sente saudades por tudo o que aconteceu com a Covid.

  • Sente o desejo, então, de regressar à estrada?
    -Tive tempo para refletir e nunca teria pensado, mesmo nos meus sonhos mais loucos, que o mundo pararia por completo e viajar seria impossível. Por isso, quero realmente voltar, mas, ao mesmo tempo, gostei realmente do meu confinamento. Tive ótimos momentos em família e diverti-me muito, preso na nossa pequena bolha. Agora que a bolha se está a começar a abrir, como podemos ver, o mundo está a começar a seguir o exemplo e espero que continue assim.

No set do Calendário, os músicos reviveram os muitos momentos da sua vida na estrada: os momentos de tensão antes de atuar, os intervalos entre os ensaios, os concertos e as longas viagens, sem esquecer a solidão dos quartos de hotel, algo que o próprio Bryan Adams conhece bem. Aliás, pela primeira vez na história do almanaque, o fotógrafo faz parte do elenco de protagonistas. Do elenco que faz parte desta 48ª edição do The Cal™ estão dez artistas mundialmente famosos de várias idades, géneros musicais e origens: Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop, Saweetie, St. Vincent e Kali Uchis. As fotos foram tiradas no verão passado, em apenas três dias, em dois locais: em Los Angeles, no Palace Theatre e no hotel Chateau Marmont, em Hollywood, e em Capri, no hotel Scalinatella. 

Bryan Adams quis capturar as características distintivas dos artistas participantes, ao longo de mais de 160 páginas e de 70 retratos e cenas, nas quais podemos admirar St. Vicent (que figura na capa do volume) a acordar num hotel, o dia de folga de Kali Uchis na piscina, o check-out de Saweetie antes de outra viagem e Cher nos bastidores. Também vemos Normani a descansar antes da testagem de som, Jennifer Hudson a chegar ao teatro, Iggy Pop (que também figura na contracapa) antes do espetáculo, Grimes no estúdio de gravação, Bohan Phoenix de volta ao hotel após a sua performance e Rita Ora, depois de atuar. 

“Eu conheço e aprecio o Bryan há anos. Achamos que a sua ideia de unir o mundo da música ao da estrada e das viagens seria perfeita para um calendário que está de regresso num momento em que procuramos voltar gradualmente à normalidade após a pandemia. Este calendário vai marcar os meses de um ano, 2022, que é particularmente importante para nós, pois é o ano em que a Pirelli celebra o 150º aniversário”, disse Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli. 

Fundada em 1872, a Pirelli publicou 48 edições do Calendário, incluindo On the Road, desde o seu lançamento, em 1964, e contou com 38 fotógrafos distintos. Momentos captados dos bastidores, imagens das fotografias, uma gravação da apresentação, as histórias e as personalidades do Calendário Pirelli 2022 podem ser encontrados em www.pirellicalendar.com, onde é possível explorar a história do The Cal, através de vídeos originais, entrevistas, fotografias e textos. 

Para conhecer as histórias e as personalidades do Calendário Pirelli 2022 e os mais de 50 anos do The Cal, visite: www.pirellicalendar.com.

CALENDÁRIO PIRELLI: FOTÓGRAFOS, LOCALIZAÇÕES E
PROTAGONISTAS
1964 Robert Freeman, Maiorca, Espanha, com Jane Lumb,
Sonny Freeman Drane, Marisa Forsyth.
1965 Brian Duffy, Mónaco e Riviera Francesa, com Pauline
Dukes, Annabella, Virginia, Pauline Stone, Jeannette Harding.
1966 Peter Knapp, em Al Hoceima, Marrocos, com Shirley Ann,
Sue.
1967 Não publicado.
1968 Harri Peccinotti, em Djerba, Tunísia, com Ulla Randall, Elisa
Ngai, Pat Booth, Jill La Tour.
1969 Harri Peccinotti, em Big Sur, Califórnia.
1970 Francis Giacobetti, em Paradise Island, nas Bahamas, com
Alexandra Bastedo, Anak, Pegga, Paula Martine.
1971 Francis Giacobetti, na Jamaica, com Caileen Bell, Angela
McDonald, Kate Howard, Christine Townson, Gail Allen.
1972 Sarah Moon, em Villa Les Tilleuls, Paris, França, com
Suzanne Moncurr, Mick Lindburg, Boni Pfeifer, Inger Hammer,
Magritt Rahn, Barbara Trenthan.
1973 Brian Duffy, em Londres, Reino Unido, com Erica Creer,
Sue Paul, Nicki Howorth, Kubi, Nicky Allen, Jane Lumb, Kate
Howard, Vida, Penny Steel, Kari Ann, Elizabeth, Vicky Wilks.
1974 Hans Feurer, nas Ilhas Seychelles, continente africano, com
Eva Nielson, Kim, Marana, Chichinou, Kathy Cochaux.
1975-83 Não publicado.
1984 Uwe Ommer, nas Bahamas, América Central, com Angie
Layne, Suzy-Ann Watkins, Jane Wood, Julie Martin.
1985 Norman Parkinson, em Edimburgo, Escócia, com Anna,
Cecilia, Iman, Lena, Sherry.
1986 Bert Stern, em Cotswolds, Inglaterra, com Julia Boleno,
Jane Harwood, Louise King, Deborah Leng, Suzy Yeo, Beth
Toussaint, Gloria, Joni Flyn, Caroline Hallett, Samantha, Juliet,
Clare Macnamara.
1987 Terence Donovan, em Bath, Reino Unido, com Ione Brown,
Colette Brown, Naomi Campbell, Gillian De Turville, Waris Dirie.
1988 Barry Lategan, em Londres, Reino Unido, com Hugo
Bregman, Briony Brind, Victoria Dyer, Nicola Keen, Kim Lonsdale,
Sharon MacGorian, Naomi Sorkin, Carol Straker.
1989 Joyce Tennyson, no Polaroid Studios, Nova York, com Lisa
Whiting, Nicky Nagel, Danielle Scott, Brigitte Luzar, Gilda MeyerNichof, Kathryn Bishop, Susan Allcorn, Susan Waseen,
Rosemarie Griego, Akura Wall, Gretchen Heichholz, Rebecca
Glen.
1990 Arthur Elgort, em Sevilha, Espanha, com Laure Bogeart,
Laurie Bernhardt, Christina Cadiz, Anna Klevhag, Florence
Poretti, Debrah Saron.
1991 Clive Arrowsmith, em França, com Alison Fitzpatrick, Lynne
Koester, Monika Kassner, Paola Siero, Nancy Liu, Katherina
Trug, Jackie Old Coyote, Tracy Hudson, Rachel Boss, Carole
Jimenez, Saskia Van Der Waarde, Rina Lucarelli, Susie HardieBick.
1992 Clive Arrowsmith, em Almería, Espanha, com Alison
Fitzpatrick, Julienne Davis, Judi Taylor.
1993 John Claridge, nas Ilhas Seychelles, continente africano,
com Christina Estrada, Barbara Moors, Claudie.
1994 Herb Ritts, em Paradise Island, nas Bahamas, com Karen
Alexander, Helena Christensen, Cindy Crawford, Kate Moss.
1995 Richard Avedon, em Nova York, Estados Unidos, com
Nadja Auermann, Farrah Summerford, Naomi Campbell, Christy
Turlington.
1996 Peter Lindberg, em El Mirage, Califórnia, Estados Unidos,
com Eva Herzigova, Nastassja Kinski, Kristen Mc Menamy,
Navia, Carre Otis, Tatjanna Patitz.
1997 Richard Avedon, em Nova York, Estados Unidos, com
Honor Fraser, Ling, Cordula, Sophie Patitz, Ines Sastre, Waris
Dirie, Anna Klevhag, Monica Bellucci, Gisele, Kristina, Tatiana,
Irina, Jenny Shimizu, Sophie, Brandy, Julia Ortiz, Nikki Uberti.
1998 Bruce Weber, em Miami, Estados Unidos, com Tanga
Moreau, Stella Tenant, Milla Jovovich, Carolyn Murphy, Eva
Herzigova, Patricia Arquette, Shalom Harlow, Kristy Hume, Elaine
Irwin Mellencamp, Georgina Grenville, Kiara, Rachel Roberts,
Daryl Hannah. Convidados: Dermot Mulroney, Fred Ward, Ewan
Mc Gregor, Dan O’Brien, BB King, Sonny Rollins, Bono, Paul
Cadmus, Francesco Clemente, John Malkovich, Kelly Slater, Kris
Kristofferson, Robert Mitchum.
1999 Herb Ritts, em Los Angeles, EUA, com Chandra North,
Sophie Dahl, Karen Elson, Michele Hicks, Carolyn Murphy,
Shirley Mallmann, Laetitia Casta, Audrey Marnay, Elsa Benitez,
Bridget Hall, Angela Lindvall, Alek Wek.
2000 Annie Leibovitz, em Rhinebeck, Nova York, EUA, com
Lauren Grant, June Omura, Mireille Radwan-Dana, Laetitia Casta,
Alek Wek, Julie Worden, Jacqui Agyepong, Marjorie Folkman.
2001 Mario Testino, em Nápoles, Itália, com Gisele Bündchen,
Aurelie Claudel, Karen Elson, Rhea Durham, Marianna Weickert,
Fernanda Tavares, Angela Lindvall, Ana Claudia Michael, Liisa
Winkler, Noemi Lenoir, Frankie Rayder, Carmen Kass.
2002 Peter Lindbergh, em Los Angeles, EUA, com Lauren Bush,
Erika Christensen, Amy Smart, Bridget Moynahan, James King,
Shannyn Sossamon, Selma Blair, Kiera Chaplin, Brittany Murphy,
Monet Mazur, Rachel Leigh Cook, Mena Suvari, Julia Stiles.
2003 Bruce Weber, emCilento e Paestum, Itália, com Jessica
Miller, Lisa Steiffert, Heidi Klum, Isabeli Fontana, Mariacarla
Boscono, Natalia Vodianova, Karolina Kurkova, Sienna Miller,
Alessandra Ambrosio, Rania Raslan, Bridget Hall, Sophie Dahl,
Eva Riccobono, Yamila Diaz-Rahi, Filippa Hamilton, Valentina
Stilla, Enrico Lo Verso, Alessandro Gassman, Tomasino Ganesh,
Marcelo Boldrini, Jak Krauszer, Stephan Ferrara, Ajay Lamas.
2004 Nick Knight, em Londres, Inglaterra, com Adina Fohlin,
Amanda Moore, Jessica Miller, Natalia Vodianova, Karolina
Kurkova, Mariacarla Boscono, Esther de Jong, Frankie Rayder,
Liberty Ross, Dewi Driegen, Ai Tominaga, Pollyanna McIntosh,
Alek Wek.
2005 Patrick Demarchelier, Rio de Janeiro, Brasil, com Adriana
Lima, Julia Stegner, Michelle Buswell, Erin Wasson, Marija
Vujovic, Fillipa Hamilton, Liliane Ferrarezi, Valentina, Diana
Dondoe, Isabeli Fontana, Naomi Campbell.
2006 Mert e Marcus, em Antibes, França, com Jennifer Lopez,
Gisele Bündchen, Guinevere Van Seenus, Kate Moss, Karen
Elson, Natalia Vodianova.
2007 Inez e Vinoodh, na Califórnia, Estados Unidos da América,
com Sophia Loren, Penélope Cruz, Lou Doillon, Naomi Watts,
Hilary Swank.
2008 Patrick Demarchelier, Xangai, China, com Maggie Cheung,
Agyness Deane, Lily Donaldson, Du Juan, Doutzen Kroes,
Catherine McNeil, Mo Wan Dan, Sasha Pivovarova, Coco Rocha,
Caroline Trentini, Gemma Ward.
2009 Peter Beard, em Abu Camp/Jack’s Camp, Botsuana,
com Daria Werbowy, Emanuela De Paula, Isabeli Fontana, Lara
Stone, Rianne Ten Haken, Malgosia Bela, Mariacarla Boscono.
2010 Terry Richardson, em Bahia, Brasil, com Daisy Lowe,
Georgina Stojiljokovic, Rosie Huntington, Eniko Mihalik, Catherine
McNeil, Ana Beatriz, Abbey Lee Kershaw, Marloes Horst, Lily
Cole, Miranda Kerr, Gracie Carvalho.
2011 Karl Lagerfeld, Paris, França, com Bianca Balti, Elisa
Sednaoui, Freja Beha Erichsen, Isabeli Fontana, Magdalena
Frackowiak, Anja Rubik, Abbey Lee Kershaw, Lakshmi Menon,
Heidi Mount, Erin Wasson, Natasha Poly, Lara Stone, Daria
Werbowy, Iris Strubegger, Jeneil Williams, Baptiste Giabiconi,
Sebastian Jondeau, Brad Kroenig, Garrett Negg, Jake Davis.
2012 Mario Sorrenti, Murtoli, Córcega, com Isabeli Fontana,
Natasha Poly, Saskia De Brauw, Lara Stone, Joan Small,
Guinevere Van Seenus, Malgosia Bela, Edita Vilkevictiute, Kate
Moss, Milla Jovovich, Margareth Made, Rinko Kikuchi.
2013 Steve McCurry, Rio de Janeiro, Brasil, com Isabeli Fontana,
Adriana Lima, Sonia Braga, Marisa Monte, Elisa Sedanoui, Petra
Nemcova, Hanna Ben Abdesslem, Liya Kebede, Karlie Kloss,
Kyleigh Kuhn, Summer Rayne Oakes.
2014 Celebração do 50º aniversário do Calendário, Milão, com a
publicação do Calendário de 1986 de Helmut Newton, em Monte
Carlo e Chianti, coM Antonia Dell’Atte, Susie Bick, Betty Prado.
2015 Steven Meisel, Nova Iorque, Estados Unidos da América,
com Karen Elson, Anna Ewers, Isabeli Fontana, Gigi Hadid,
Candice Huffine, Adriana Lima, Sasha Luss, Cameron Russel,
Joan Smalls, Natalia Vodianova, Raquel Zimmerman.
2016 Annie Leibovitz, Nova Iorque, Estados Unidos da América,
com Yao Chen, Natalia Vodianova, Kathleen Kennedy, Agnes
Gund e Sadie Rain Hope-Gund, Serena Williams, Fran Lebowitz,
Mellody Hobson, Ava Duvernay, Tavi Gevinson, Shrin Neshat,
Yoko Ono, Patti Smith, Amy Schumer.
2017 Peter Lindbergh, Berlim, Los Angeles, Nova Iorque, Londres
e Le Touquet-Paris-Plage, com Jessica Chastain, Penélope Cruz,
Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore,
Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma
Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright, Zhang Ziyi,
Anastasia Ignatova.
2018 Tim Walker, Londres, Reino Unido, com Adut Akech,
Adwoa Aboah, Alpha Dia, Djimon Hounsou, Duckie Thot, Jaha
Dukureh, King Owusu, Lil Yachty, Lupita Nyong’o, Naomi
Campbell, RuPaul, Sasha Lane, Sean “Diddy” Combs, Slick
Woods, Thando Hopa, Whoopi Goldberg, Wilson Oryema Zoe
Bedeaux.
2019 Albert Watson, Miami e Nova Iorque, Estados Unidos da
América, com Laetitia Casta, Misty Copeland, Julia Garner, Gigi
Hadid, Sergei Polunin, Calvin Royal III, Alexander Wang, Astrid
Eika.
2020 Paolo Roversi, Paris e Verona, com Claire Foy, Mia Goth,
Chris Lee, Indya Moore, Rosalía, Yara Shahidi, Kristen Stewart e
Emma Watson.
2021 Não foi publicado.
2022 Bryan Adams, Los Angeles e Capri, com Cher, Grimes,
Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop,
Saweetie, St. Vincent, Kali Uchis e Bryan Adams

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)