PIRELLI AMPLIA GAMA ELECT COM DOIS NOVOS PNEUS P ZERO PARA O PORSCHE TAYCAN
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

Pirelli comemora os seus 150 anos de história de uma forma muito especial

By on 31 Janeiro, 2022

Um documento histórico do arquivo da marca italiana comprova a data de início de atividade de um dos construtores de pneus mais conhecidos do planeta: 28 de janeiro de 1872. Ou seja, foi já há 150 anos que, em Milão, a Pirelli deu início à uma história de indústria, cultura, tradição, tecnologia e paixão, tal como a própria marca nos conta.

É já este ano que a Pirelli se encontra a comemorar o seu 150º aniversário, tendo dado início às comemorações do mesmo com um evento muito especial no Teatro Piccolo, em Milão. Neste evento, foram relembradas diversas das histórias e efemérides da marca italiana, contados por convidados como Ferruccio De Bortoli, Stefano Domenicali, Giampiero Massolo, Paolo Mieli, Renzo Piano, Ferruccio Resta e Annamaria Testa, que partilharam o palco com o vice-presidente executivo e CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera e com Alberto Pirelli, ressalvando o vínculo que a empresa mantém com a família.

“Hoje queríamos fazer uma viagem em conjunto pela história, mas com os olhos postos no futuro. Antecipar a mudança é o que a Pirelli faz há 150 anos, graças à solidez da sua cultura empreendedora e à capacidade de ser protagonista do presente. Coisas que nos permitiram alcançar esse número com uma marca estabelecida em todo o mundo. Achamos importante compartilhar essa história com a nossa cidade, o nosso país e todos os grupos e comunidades internacionais com os quais trabalhamos todos os dias. Um agradecimento a todas as 30.000 pessoas que todos os dias constroem a nossa história na Pirelli”.

Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli

O ano de aniversário teve direito a um logo específico, que foi apresentado na última edição do Rali de Monte-Carlo, marcando presença no carro que completou a volta inaugural à pista. Além disso, este é o logo que também vai ser visto em diversos dos eventos que a Pirelli vai patrocinar ao longo deste ano, incluídos na sua agenda de celebrações de um aniversário tão histórico como são os 150 anos de uma empresa.

A história da Pirelli é bastante completa e esteve sempre ligada ao mundo automóvel e à competição. Ainda hoje é a marca oficial de pneumáticos para a Fórmula 1, mas também está presente noutras modalidades, como no campeonato mundial de ralis, no de GTs, no ciclismo, no de esqui, no futebol e em tantas outras provas.

Além do desporto, a marca italiana também apoia a cultura e as artes e muitos de nós já teve ou ainda tem uma edição do fantástico calendário da marca, que junta sempre modelos e atores conhecidos em todo o mundo, com fotógrafos igualmente conhecidos no mundo da fotografia.

As comemorações do 150º aniversário da marca que associamos ao slogan “O poder não é nada sem controlo”, deram origem à criação de um site específico (www.pirelli.com/150years) com salas virtuais, onde podemos descobrir ou recordar mais um pouco sobre a história da Pirelli. Mas há também um conjunto de moedas e de selos dedicadas à história do grupo e diversas outras iniciativas a que vamos assistir ao longo deste ano.

Parabéns, Pirelli!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)