Pirelli comemora os seus 150 anos de história de uma forma muito especial

By on 31 Janeiro, 2022

Um documento histórico do arquivo da marca italiana comprova a data de início de atividade de um dos construtores de pneus mais conhecidos do planeta: 28 de janeiro de 1872. Ou seja, foi já há 150 anos que, em Milão, a Pirelli deu início à uma história de indústria, cultura, tradição, tecnologia e paixão, tal como a própria marca nos conta.

É já este ano que a Pirelli se encontra a comemorar o seu 150º aniversário, tendo dado início às comemorações do mesmo com um evento muito especial no Teatro Piccolo, em Milão. Neste evento, foram relembradas diversas das histórias e efemérides da marca italiana, contados por convidados como Ferruccio De Bortoli, Stefano Domenicali, Giampiero Massolo, Paolo Mieli, Renzo Piano, Ferruccio Resta e Annamaria Testa, que partilharam o palco com o vice-presidente executivo e CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera e com Alberto Pirelli, ressalvando o vínculo que a empresa mantém com a família.

“Hoje queríamos fazer uma viagem em conjunto pela história, mas com os olhos postos no futuro. Antecipar a mudança é o que a Pirelli faz há 150 anos, graças à solidez da sua cultura empreendedora e à capacidade de ser protagonista do presente. Coisas que nos permitiram alcançar esse número com uma marca estabelecida em todo o mundo. Achamos importante compartilhar essa história com a nossa cidade, o nosso país e todos os grupos e comunidades internacionais com os quais trabalhamos todos os dias. Um agradecimento a todas as 30.000 pessoas que todos os dias constroem a nossa história na Pirelli”.

Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli

O ano de aniversário teve direito a um logo específico, que foi apresentado na última edição do Rali de Monte-Carlo, marcando presença no carro que completou a volta inaugural à pista. Além disso, este é o logo que também vai ser visto em diversos dos eventos que a Pirelli vai patrocinar ao longo deste ano, incluídos na sua agenda de celebrações de um aniversário tão histórico como são os 150 anos de uma empresa.

A história da Pirelli é bastante completa e esteve sempre ligada ao mundo automóvel e à competição. Ainda hoje é a marca oficial de pneumáticos para a Fórmula 1, mas também está presente noutras modalidades, como no campeonato mundial de ralis, no de GTs, no ciclismo, no de esqui, no futebol e em tantas outras provas.

Além do desporto, a marca italiana também apoia a cultura e as artes e muitos de nós já teve ou ainda tem uma edição do fantástico calendário da marca, que junta sempre modelos e atores conhecidos em todo o mundo, com fotógrafos igualmente conhecidos no mundo da fotografia.

As comemorações do 150º aniversário da marca que associamos ao slogan “O poder não é nada sem controlo”, deram origem à criação de um site específico (www.pirelli.com/150years) com salas virtuais, onde podemos descobrir ou recordar mais um pouco sobre a história da Pirelli. Mas há também um conjunto de moedas e de selos dedicadas à história do grupo e diversas outras iniciativas a que vamos assistir ao longo deste ano.

Parabéns, Pirelli!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)