PIRELLI P ZERO R: O NOVO PNEU PARA SUPERDESPORTIVOS

By on 15 Julho, 2023

O Goodwood Festival of Speed será o palco da estreia mundial do novo Pirelli P Zero R, um pneu de estrada para modelos de alto desempenho, incluindo GTs e supercarros. Este produto oferece níveis de desempenho superiores aos do P Zero e maior versatilidade que o semi-slick P Zero Trofeo RS, sendo uma ferramenta à disposição dos principais fabricantes de automóveis, capaz de dar resposta às exigências dos carros mais potentes do mercado sem descuidar as necessidades da condução do dia a dia.

Os primeiros pedidos de desenvolvimento de versões do novo P Zero R por parte de alguns fabricantes tinham requisitos comuns, como uma maior janela operacional, a redução de ruído ou a resistência ao rolamento contida e, ao mesmo tempo, melhorias ao nível da aderência, na procura por um desempenho mais desportivo. Para responder a essas exigências, os engenheiros da Pirelli focaram especialmente os seus esforços na maximização da área de contacto do P Zero R: o único ponto de contacto entre o carro e a estrada. O bom trabalho neste capítulo permitiu melhorar o equilíbrio e a previsibilidade deste novo pneu nas fases de transferência de peso, resultando numa redução da distância de travagem e uma melhor manobrabilidade, tanto na estrada como no circuito. Tudo isso ajudou a melhorar o registo das forças laterais e, portanto, a melhorar a aderência.

TECNOLOGIA DE MISTURA DE RESINAS

A versatilidade do novo Pirelli P Zero R emana, fundamentalmente, da escolha dos materiais para a sua banda de rodagem. Nos carros desportivos modernos, é vital oferecer uma ampla janela de operação, sem comprometer o desempenho absoluto, como acontece no mundo do automobilismo. Por esse motivo, este produto utiliza resinas especiais que são ativadas ao longo de um determinado intervalo de temperatura. Desta forma, os materiais reagem aos diferentes ambientes de condução, oferecendo um desempenho desportivo em condições ideais, ótimos níveis de manobrabilidade em situações normais e segurança em situações de chuva ou de frio. Esta tecnologia de mistura de resinas, patenteada pela Pirelli, combina três resinas no composto. A sua mistura permite a ste pneu oferecer elevados níveis de aderência nas mais diversas situações meteorológicas, condições de utilização e superfícies.

EFICAZ NA PISTA, EFICIENTE NA ESTRADA

O P Zero R foi projetado para combinar eficácia e eficiência mesmo num ambiente tão exigente como o que se vive nos circuitos, onde proporciona um desempenho constante sem esmorecer. Esses resultados foram obtidos graças à sinergia entre o composto e o design da banda de rodagem. A parte

central do piso foi reforçada com a adoção de blocos mais robustos e a parte externa conta com uma relação de cheio-vazio que favorece a condução durante as curvas. A eficiência do P Zero R é evidenciada pela sua reduzida resistência ao rolamento, uma exigência cada vez mais frequente dos fabricantes de carros desportivos. A menor profundidade dos sulcos equivale a uma menor dissipação de energia e, portanto, a uma diminuição da resistência ao rolamento. Outra prioridade do desenvolvimento foi a redução do ruído, de forma a melhorar o conforto no habitáculo dos modelos para os quais este novo pneu foi concebido.

PIRELLI ELECT E NOVOS MATERIAIS

Além do mix de resinas, o pacote tecnológico do novo P Zero R inclui diversas propostas de vanguarda da Pirelli. Um deles é o composto múltiplo da banda de rodagem, que oferece uma maior vida útil graças à combinação de um composto mais rígido no centro, para reduzir o desgaste, e mais macio nos ombros, para melhorar a resposta em curva, quando se pratica uma condução desportiva. Além disso, os carros híbridos e elétricos plug-in também combinarão esses recursos com a tecnologia Elect.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)