Clientes Polestar com acesso a 650.000 pontos de carregamento na Europa
Polestar 3: Fabricação inicia-se na China e expansão para os EUA está a caminho

Polestar mostra-nos a sua criação mais recente, mas não é um automóvel

By on 5 Julho, 2022

Partilhando um objetivo comum de reinventar as viagens mais sustentáveis, a Polestar criou a KOJA, uma mini casa na árvore, construída com materiais sustentáveis.

Seguindo uma crescente tendência de utilização de mini casas, mas também com o objetivo de reinventar as viagens sustentáveis, o designer finlandês Kristian Talvitie projetou um novo conceito de casa de árvore, que seria construída com materiais sustentáveis e teria a missão de reduzir as deslocações necessárias para uma pessoa estar em comunhão com a natureza.

Este projeto, fez parte do Concurso de Design da Polestar em 2021, mas a marca achou-o tão original que, no lançamento da edição de 2022 do mesmo concurso, decidiu tornar o projeto KOJA uma realidade, construindo a mini casa na árvore à escala real e habitável.

Construída na localidade de Fiskars, um centro de arte e design no sudoeste da Finlândia, a KOJA é o primeiro projeto apresentado ao Concurso de Design da Polestar a ser construído à escala real. A KOJA faz parte da exposição “House by an Architect” durante a Bienal de Arte e Design de e Fiskars, que decorre entre maio e setembro de 2022.

Ficámos fascinados com a ideia e a forma como traduz os valores da nossa marca num ambiente diferente. Isso foi essencial para nós. E ficámos tão impressionados que decidimos construí-la”, refere Maximilian Missoni, Diretor de Design da Polestar.

Tendo sido apresentada ao Concurso de Design da Polestar de 2021, cujo tema era o “progresso”, a KOJA redefine as viagens sustentáveis ao reduzir as deslocações necessárias para as pessoas estarem em contacto com a natureza. Fixada a um tronco de uma árvore mesmo abaixo da copa e sem danificar a árvore, o design maximiza a vista das copas das árvores com uma fachada envidraçada panorâmica, criando assim uma experiência rica e imersiva num ambiente natural.

A KOJA está alinhada com a crescente tendência dos micro espaços e esta casa na árvore está acessível a pessoas que, de outra forma, realizariam uma viagem muito mais longa para usufruir da natureza. A KOJA encarna tanto a linguagem de design como os valores de sustentabilidade da Polestar, minimizando a utilização de materiais e energia, ao mesmo tempo que maximiza a experiência.

A maioria dos designers olham para um design na ótica do utilizador”, refere Kristian Talvitie, o designer da KOJA. “Eu também olho para as coisas a partir da perspetiva do ambiente. Deve existir uma simbiose entre o design e o ambiente que o rodeia”.

Para traduzir o design em realidade, Kristian Talvitie tem trabalhado de perto com a equipa de design da Polestar, em Gotemburgo, na Suécia, assim como com colegas da Ultra, uma agência de design finlandesa. Criada a partir de materiais sustentáveis e duradouros, como madeira e lã obtidos localmente, a KOJA funde-se com o seu ambiente natural e, ao mesmo tempo, cria um contraste atrativo, tal como os automóveis Polestar.

E caso esteja a pensar, tal como nós ficámos, no que significa a palavra KOJA…

Koja [kåj`a], substantivo. Uma palavra sueca que significa “cabana” ou “covil”. Partilha a definição em várias línguas, desde o alemão “koje” até ao japonês “こや” (a pronúncia é igual).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)